Após quase 48 horas de aflição e expectativa, a família do ilustrador Fábio Rogério Marques conseguiu ter uma noção do estrago que a carreta carregada com 25 toneladas de alumínio provocou na casa onde moram, na rua Amélia Maria Conceição, no Jardim Paiva, Zona Oeste de Ribeirão Preto. O caminhão que destruiu a área de lazer, lavanderia, um quarto e um banheiro nos fundos da residência foi removido por volta das 19 horas desta terça-feira, 25 de junho.
O prejuízo é estimado em cerca de R$ 80 mil, mas ninguém confirma quem vai pagar a conta – o dono do veículo ainda não foi encontrado, apesar de a seguradora já ter sido acionada. O acidente ocorreu na noite de domingo (23). O caminhão desgovernado bateu em um carro, atravessou um terreno e invadiu os fundos da casa. Outros imóveis foram prejudicados.
O caminhoneiro fugiu do local antes da chegada dos policiais militares e dos guardas civis metropolitanos. Três pessoas estavam no imóvel, mas ninguém ficou ferido, apesar dos danos materiais – a estrutura da casa ficou comprometida. Ontem, funcionários da empresa dona da carreta levaram oito horas para descarregar o caminhão e ainda precisaram da ajuda de um guindaste. Antes, porém, parte da residência teve de ser “desmontada”.
As equipes retiraram as telhas e a estrutura de madeira do telhado e derrubaram parte do muro para retirada da carga do caminhão. Um guincho auxiliou no serviço. Um engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura fez uma vistoria e já garantiu a segurança do imóvel. Uma nova avaliação será feita porque se houve algum dano, provavelmente foi somente na parte externa, de acordo com o agente da Defesa Civil Stélio Manuel da Fonseca. A carga está segurada e é considerada roubada.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Central de Flagrantes informando que o motorista não havia sido identificado e pode ter sido resgatado por comparsas, já que existe a suspeita de que o veículo havia sido furtado no interior paulista, na sexta-feira (21). A Polícia Civil de Ribeirão Preto identificou o nome do suposto dono do veículo através de uma ocorrência no ABC Paulista, no final da semana passada. Entretanto, ele ainda não foi localizado.
No BO registrado em Santo André está descrito que o motorista, de 45 anos, foi rendido por dois criminosos quando parou para fazer uma refeição em um posto de combustíveis na Rodovia Washington Luís (SP-310), em Uchoa, na região de São José do Rio Preto. A vítima declarou em depoimento que ficou em poder dos criminosos e que foi abandonada no Rodoanel, na capital paulista, sem a carga e pertences pessoais, celular e R$ 800.
Segundo o motorista, a logística do transporte das 25 toneladas de alumínio carregadas no Mato Grosso do Sul teria como destino de entrega a cidade de Monte Mor, no estado de São Paulo. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informa que a equipe da delegacia de Uchoa trabalha para identificar e prender os autores do roubo. O acidente em Ribeirão Preto está sendo investigado pelo 3º Distrito Policial.