Tribuna Ribeirão
Economia

Carnaval deve girar R$ 8,2 bi no Brasil

© Gabriel Monteiro/Riotur

O carnaval é um importante motor da economia e particu­larmente expressivo para o au­mento da receita de empresas que trabalham na produção e na comercialização de eventos e viagens. Levantamento fei­to pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi, da Associa­ção Comercial e Industrial (Acirp), mostra que apenas em Ribeirão Preto existem 28 empresas especializadas em aluguel de objetos de ves­tuário, joias e acessórios, in­cluindo fantasias.

“Festas de ruas e bailes privados, blocos e trios são al­gumas das atividades que de­vem manter em 2023 o ritmo de retomada do crescimento observado em 2022. Eventos particulares em condomínios e escolas, por exemplo, são ou­tros destaques em alta, estimu­lando o comércio de adereços infantis e também para famí­lias”, aponta Carlos Ferreira, gestor de Marketing e Relações Institucionais da Acirp.

Também devem sentir os impactos positivos da chegada do carnaval, os segmentos de bares e restaurantes, agências de turismo, lojas de brinque­dos e acessórios para festas e hotelaria. A Confederação Na­cional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou expectativa de que o carnaval movimente, em todo o Brasil, cerca de R$ 8,2 bilhões.

Um avanço de 26,9% sobre o ano passado, mas ainda 3,3% abaixo do registrado em 2020, primeiro ano de pandemia – o primeiro caso no Brasil foi confirmado no final de feverei­ro, depois da Folia de Momo. Um ponto positivo dos núme­ros da CNC é que a demanda extra por serviços turísticos deve gerar 24,6 mil vagas tem­porárias neste ano.

As condições econômicas, contudo, são menos favoráveis. O Instituto de Economia Mau­rílio Biagi da Acirp estima que os reajustes de preços signifi­cativos e os juros acumulados podem afetar o desempenho, devido ao comprometimento da renda da população.

Componentes do Índice Nacional de Preços ao Con­sumidor Amplo – indexador oficial de preços no país cal­culado pelo Instituto Brasilei­ro de Geografia e Estatística (IBGE) –, as passagens aéreas subiram em média 23,53%, as hospedagens, 18,21% e os pa­cotes turísticos, 17,16%, nos últimos doze meses encerra­dos em dezembro.

“Em datas festivas, a Acirp reforça aos empresários que é importante que as lojas, tanto físicas quanto as virtuais, bem como e-mails, redes sociais, banners e outros elementos reflitam a identidade da épo­ca. E se para o Carnaval não for possível oferecer grandes descontos, preparar embala­gens especiais que espelhem a alegria da festa para motivar os clientes”, diz Ferreira.

Postagens relacionadas

Governo Central termina primeiro semestre com déficit de R$ 53,7 bi

Redação 1

Inflação na saída das fábricas chega a 3,22% em julho, diz IBGE

Redação 1

Safra começa com queda na moagem

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com