O carnaval é um importante motor da economia e particularmente expressivo para o aumento da receita de empresas que trabalham na produção e na comercialização de eventos e viagens. Levantamento feito pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi, da Associação Comercial e Industrial (Acirp), mostra que apenas em Ribeirão Preto existem 28 empresas especializadas em aluguel de objetos de vestuário, joias e acessórios, incluindo fantasias.
“Festas de ruas e bailes privados, blocos e trios são algumas das atividades que devem manter em 2023 o ritmo de retomada do crescimento observado em 2022. Eventos particulares em condomínios e escolas, por exemplo, são outros destaques em alta, estimulando o comércio de adereços infantis e também para famílias”, aponta Carlos Ferreira, gestor de Marketing e Relações Institucionais da Acirp.
Também devem sentir os impactos positivos da chegada do carnaval, os segmentos de bares e restaurantes, agências de turismo, lojas de brinquedos e acessórios para festas e hotelaria. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou expectativa de que o carnaval movimente, em todo o Brasil, cerca de R$ 8,2 bilhões.
Um avanço de 26,9% sobre o ano passado, mas ainda 3,3% abaixo do registrado em 2020, primeiro ano de pandemia – o primeiro caso no Brasil foi confirmado no final de fevereiro, depois da Folia de Momo. Um ponto positivo dos números da CNC é que a demanda extra por serviços turísticos deve gerar 24,6 mil vagas temporárias neste ano.
As condições econômicas, contudo, são menos favoráveis. O Instituto de Economia Maurílio Biagi da Acirp estima que os reajustes de preços significativos e os juros acumulados podem afetar o desempenho, devido ao comprometimento da renda da população.
Componentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – indexador oficial de preços no país calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, as passagens aéreas subiram em média 23,53%, as hospedagens, 18,21% e os pacotes turísticos, 17,16%, nos últimos doze meses encerrados em dezembro.
“Em datas festivas, a Acirp reforça aos empresários que é importante que as lojas, tanto físicas quanto as virtuais, bem como e-mails, redes sociais, banners e outros elementos reflitam a identidade da época. E se para o Carnaval não for possível oferecer grandes descontos, preparar embalagens especiais que espelhem a alegria da festa para motivar os clientes”, diz Ferreira.