O carnaval ribeirão-pretano não é apenas um momento de festa e diversão, mas também um importante gerador de emprego e renda. De acordo com levantamento feito pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (IEMB-Acirp), neste ano, pelo menos 4.724 empresas devem se beneficiar do turismo e compras ligados aos eventos do Reinado de Momo no município.
A pesquisa reforça que, para além da celebração cultural, a data acaba sendo um eixo estratégico para a economia da cidade, pois movimenta negócios, gera empregos, atrai turistas e fortalece o comércio local. Segundo o estudo, os blocos carnavalescos de rua, os shows universitários, as festas privadas e os bailes escolares devem impactar sobretudo os segmentos de hotelaria , transporte, alimentação e fantasias.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, entre 13 de fevereiro e 4 de março (20 dias de festa) Ribeirão Preto receberá 60 atrações envolvendo pré-carnaval, blocos tradiconais, atividades culturais, cortejos e eventos fixos, com a inclusão de novos palcos culturais em diferentes bairros. A proposta é democratizar o acesso à folia com atividades para todos os gostos e idades.
O IEMB indica que, hoje, a cidade possui ativos 86 hotéis e similares;1.825 restaurantes e afins; 102 empresas de táxi; 972 lojas de artigos para festas; 438 comércios varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos; 1.277 organizadoras de eventos e festas e 24 especialistas em aluguel de objetos do vestuário, joias e acessórios .
“Este feriado é um bom momento para o empresário que lida com hospedagem, transporte, alimentação e lazer, mas também para a economia local como um todo. Pessoas aproveitando o carnaval em Ribeirão representam dinheiro circulando no município, fortalecendo negócios e gerando renda extra, uma vez que cria empregos e estimula a troca de estoque”, destaca Sandra Brandani, presidente da Acirp.
Segundo Lucas Ribeiro, analista do IEMB-Acirp, a criação de vagas para temporários devem surgir sobretudo para motoristas, seguranças e equipes de organização e atendimento em eventos. “Para muitos comerciantes, a festa representa um dos momentos mais lucrativos do ano. Além disso, pequenos empreendedores aproveitam a alta demanda para vender produtos típicos, como fantasias, acessórios e bebidas”, lembra.
Do ponto de vista fiscal, o Carnaval também é vantajoso para a prefeitura, que deve sentir o aumento da arrecadação com Imposto sobre Serviços (ISS). A orientação da Acirp para os empresários este ano é aproveitar o momento para fazer o caixa e equilibrar as contas para os meses seguintes, garantindo a sustentabilidade dos negócios locais.
“Outro ponto é que, em cidades que investem no carnaval, a festa se torna um atrativo turístico. Essa movimentação beneficia diretamente setores como hotelaria e transporte, além de fortalecer a imagem do município como destino cultural e festivo”, lembra o analista da Acirp. O IEMB, criado e m 1954, é um braço do Departamento de Relações Institucionais da Acirp, entidade que em 2024 completou 120 anos de atuação.
Receita – O setor de turismo brasileiro deve movimentar R$ 12,03 bilhões em receitas decorrentes do carnaval deste ano, um aumento real de 2,1% em relação ao mesmo período de 2024, já descontada a inflação. A projeção é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
“Este crescimento está diretamente relacionado ao avanço no número de turistas estrangeiros, impulsionado pelo câmbio e pela diversidade de atrativos culturais do Brasil. Se confirmada a projeção, este será o melhor carnaval desde 2015”, informa a CNC, em nota.
Os bares e restaurantes devem concentrar a maior fatia de receitas geradas pelo carnaval, R$ 5,4 bilhões, seguidos pelos serviços de transporte de passageiros (R$ 3,31 bilhões) e de hospedagem (R$ 1,28 bilhão). Os três segmentos somarão 83% do total movimentado pelo turismo no período.
Dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) revelam que o Brasil alcançou um recorde de 6,66 milhões de turistas estrangeiros em 2024. A receita acumulada no ano passado também foi histórica, chegando a US$ 7,34 bilhões.
Em fevereiro de 2024, o Brasil recebeu 833,31 mil turistas estrangeiros, e a CNC estima que esse número cresça a 4,8% em fevereiro de 2025, para um ápice de 868,46 mil visitantes, superando o recorde de 2018. A entidade prevê que o carnaval leve à criação de 32,6 mil vagas de trabalho temporárias.
O setor de bares e restaurantes oferecerá o maior número de postos (22,85 mil), seguido por hotéis, pousadas e similares (4,06 mil) e empresas de transporte (3,31 mil). No entanto, a taxa de efetivação deve ser modesta, 7%, “refletindo a previsão de crescimento econômico mais moderado em 2025”.