Tribuna Ribeirão
Política

Cármen não convidou ministros para debater 2ª instância

Em meio ao impasse no Su­premo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de reexame da prisão em segunda instância, o ministro Celso de Mello afir­mou na tarde desta terça-feira, 20, que a presidente da Corte Cármen Lúcia havia se compro­metido a convidar os ministros para um encontro informal para debater o tema que seria realiza­do nesta terça, mas que os convi­tes não foram feitos.

Celso de Mello admitiu ter sugerido um “encontro informal” para evitar o constrangimento que uma questão de ordem apre­sentada por algum ministro no plenário poderia gerar. Ele disse que apresentou a ideia à ministra, na quarta-feira passada, em uma conversa da qual também partici­pou o ministro Luiz Fux.

“Quem deveria fazer o convite é a presidente. Ficou combinado que ela, que aceitou a sugestão desse encontro informal, faria esse convite ontem. Ontem e hoje não houve esse convite”, disse Celso de Mello.

Segundo Mello, o objetivo de uma reunião informal era im­pedir que houvesse alguma “co­brança pública” no próprio plená­rio do Supremo pelos ministros. “Foi para evitar que a presidente sofresse uma cobrança inédita na história do Supremo, que eu pon­derei aos colegas que seria im­portante uma discussão interna, simplesmente para troca de ideias e nada mais”, disse.

Questionado sobre que tipo de constrangimento poderia acontecer à presidente, Celso de Mello citou o exemplo de uma questão de ordem.

“Talvez uma questão de or­dem. Mas isso nunca aconteceu na história do Supremo. Ao me­nos nos quase 29 anos que estou aqui. Isso é para evitar um cons­trangimento inédito que se su­geriu e a presidente aceitou esse encontro que manteve comigo e com o ministro Fux. Ambos es­tiveram no meu gabinete quarta­-feira à noite.

Perguntado se ainda haveria reunião, o ministro mostrou in­certeza. “Se não houve convite pela presidência, isso significa que ela não se mostrou interes­sada”, disse, explicando que a ideia era ter a presença de todos os ministros.

Postagens relacionadas

Município ‘banca’ 20 enterros por mês

Redação 1

Duplicação avança no Ribeirão Verde

Redação 1

PT tenta vincular Bolsonaro a Temer

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com