Com a proposta de diminuir a fila da especialidade, o ambulatório de cardiologia do Hospital Santa Lydia, inaugurado em fevereiro de 2018, atendeu 784 pacientes em março, média diária de 25, mais de um por hora. O levantamento realizado pela instituição revela ainda que a expectativa de atendimentos foi superada em 6,4%. A meta fixada era de 800 ao mês, e foram efetuados 851, cerca de 27 por dia, mais de um a cada 60 minutos
No entanto, no primeiro mês, foram agendadas 851 consultas e 67 pacientes faltaram, o que representa 7,87% de absenteísmo. Marcelo Carboneri, diretor administrativo do hospital, explica que a meta é zerar a fila da especialidade e ajudar a desafogar a demanda nas unidades de saúde de Ribeirão Preto. Para isso, cerca de 40 pacientes estão sendo atendidos diariamente – considerando apenas os dias úteis. “Zerando a fila, iremos colocar o atendimento em cardiologia dentro do fluxo normal”, diz. Baseado nesses números, a direção do Hospital Santa Lydia promoveu também uma pesquisa de satisfação com os pacientes.
Os questionamentos levaram em consideração opiniões sobre recepção, limpeza e higiene do ambulatório, atendimento na enfermagem, acomodação e atendimento médico, com classificações entre ótimo, bom, ruim. “Queremos saber como os pacientes se sentem durante o tempo que estão passando pelo atendimento em saúde, assim teremos parâmetros qualitativos e quantitativos para corrigir falhas e melhorar ainda mais o que está funcionando bem”, avalia Marcelo Carboneri, diretor administrativo do Hospital Santa Lydia. Segundo os indicadores, 89,05% dos pacientes avaliaram a recepção do ambulatório como ótima e para 10,95% ela é boa.
Quanto a enfermagem, 86,14% dos pacientes disseram que o atendimento foi ótimo, 9,90% bom e 3,96% dos pacientes avaliaram como ruim. Com relação a limpeza e organização do ambulatório de cardiologia, 82,18% dos pacientes entrevistados avaliaram como ótimas, 14,36% acharam boas, 0,99% ruins e 2,48% preferiram não opinar. A acomodação foi aprovada por 78,22% dos pacientes que foram atendidos no ambulatório, 15,35% acharam boas e 6,44% dos pacientes atendidos durante o mês de março não opinaram. Neste quesito, não houve votação no item ruim. A pesquisa mostrou ainda que a satisfação do paciente em relação ao atendimento médico chegou a 85,64% de satisfação.
Ambulatório de cardiologia – Inaugurado em 16 de fevereiro de 2018, o ambulatório de cardiologia do Hospital Santa Lydia recebeu investimento de R$ 48 mil e oferece um equipamento de eletrocardiograma para avaliar e diagnosticar doenças antes da manifestação clínica, monitoramento por câmeras, sala de espera com cadeiras com encosto ergonômico, ar condicionado, televisão, água, café e biscoitos.
A equipe de serviço tem duas recepcionistas, dois técnicos de enfermagem e três cardiologistas e as consultas são feitas por médicos especialistas com ampla experiência nas mais diversas subespecialidades para o diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas como insuficiência cardíaca, miocardiopatias, hipertensão, arritmias, valvulopatias, doenças coronarianas entre outras doenças do coração.