Tribuna Ribeirão
Turismo

CAPITÓLIO – Páscoa no ‘Mar de Minas’

Conhecida por muitos como o “Mar de Minas”, Capitólio, a cerca de 225 quilômetros de Ribeirão Preto – cerca de três horas de viagem –, é um dos destinos mais procurados pe­los turistas que curtem trilhas, montanhas, cachoeiras, espor­te de aventura e ecoturismo. A justificativa é simples: é uma das 34 cidades banhadas pelo Lago de Furnas, um dos maio­res artificiais do mundo, com 1.440 quilômetros quadrados.

Além disso, o cenário é emol­durado por cânions que chegam a 20 metros de altura, além de grutas e lindas cachoeiras. Ali­mentado por nascentes e rios de águas cristalinas, o lago cobre uma superfície que tem qua­tro vezes a baía da Guanabara. Chamada de “Cidade Rainha dos Lagos”, está numa região privilegiada, com paisagens exuberantes, cachoeiras, pisci­nas naturais, canions e trilhas.

A culinária é tipicamente mi­neira, com frango caipira e pei­xes do lago, preparados de várias maneiras por um chef que já é fa­moso no Restaurante do Turvo, à margem do lago. Capitólio é uma boa opção para quem quer contato com a natureza no feria­do da Semana Santa e da Páscoa – de 29 de março (quinta-feira) a 1º de abril (domingo).

Algumas operadoras têm pa­cotes especiais para quem gosta da noite de agitação, apesar do clima de tranqüilidade da serra mineira. A princípio pode-se considerar que é o local ideal para quem busca tranquilidade, mas a operadora de turismo es­pecializada em eventos Juca na Balada leva mais uma vez a Ca­pitólio o seu conceito open bar.

No pacote completo, além da hospedagem e transfer para baladas locais, com direito ao esquenta Open Bar na Pousada, é possível também aproveitar as belezas da região no passeio para a Trilha do Sol, que contempla as cachoeiras do Poço Dourado, do Grito e cachoeira No Limite.

O passeio de lancha leva os turistas pelo Vale dos Tucanos, Cascatinha, passa pelo belíssimo Canyon de Furnas e faz o cami­nho pelas cachoeiras Lagoa Azul e do Sabiá, ancorando no Porto Escarpas em um bar flutuante chamado Kanto da Ilha. Além disso, o pacote também inclui os famosos passeios para a Cacho­eira da Pedra Ancorada e o Mi­rante dos Cânions.

A operadora oferece alguns tipos de hospedagem e quartos coletivos como opções mais eco­nômicas e esquentas Open Bar para as festas na região, garan­tindo diversão para quem quer tranquilidade e também para os adeptos de uma boa balada. Mais informações em www.ju­canabalada.com.br. Observação: a operadora é de São Paulo, mas o turista encontra pacotes em agências de Ribeirão Preto.

Quem optar por um passeio em família, com mais tranqüili­dade e segurança para a garota­da, uma opção de hospedagem é o a antiga fazenda Engenho de Serra, transformada em um ambiente lúdico e agradável: o Engenho da Serra Hotel & EcoResort – acesse www.hote­lengenhodaserra.com.br. Está localizado ao lado do dique de Capitólio, que é o divisor de águas norte-sul do Brasil. Do lado sul do dique a água corre pelo Rio Grande até formar o Lago de Itaipu. Do lado norte a água corre pelo Rio São Fran­cisco até chegar ao mar na divi­sa de Sergipe com Alagoas.

 

Postagens relacionadas

Rio será sede do 1° Prêmio Nacional de Turismo

Redação 1

Cresce gasto de estrangeiros no Brasil

Redação 1

Alunos fazem avaliação dos cursos online do Ministério do Turismo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com