Tribuna Ribeirão
Cultura

Capela do Auxiliadora será palco para apresentação do Coral da USP

A Capela do Colégio Auxilia­dora recebe, nesta segunda (03), às 20 horas, o encerramento do projeto “Madrigais – Do Renasci­mento ao Contemporâneo”, pro­movido pelo coral Madrigal Revi­vis, da USP (Universidade de São Paulo). O evento trará um grande concerto de música sacra.

O Madrigal Revivis tem regência do maestro Sergio Al­berto de Oliveira, fundador dos Corais da USP. Neste concerto, o grupo será acompanhado pelos instrumentistas Giulia Salga­do (percussão), Isaque Martins (piano), Letícia Assis (percus­são), Mário Baylão (piano), Ma­teus Bonati (piano), Samora Aisha (percussão) e Erick Pre­viato (guitarra/violão).

Fundado em 1970, o Madri­gal Revivis é conhecido pela inter­pretação de peças renascentistas. Incorporado em 1989 ao Coral da USP Ribeirão – que, em 2018, comemora 35 anos de existência -, o grupo mantém a tendência do repertório de concerto, com músi­cas arranjadas para a formação co­ral e de vários períodos da história.

Ao repertório formado por obras que vão do Renascimen­to ao Contemporâneo, o grupo incorpora, conforme a ocasião, músicas de autores nacionais e in­ternacionais, passando pelo sacro, spirituals americano e chegando a clássicos da MPB (Música Popular Brasileira), de compositores como Tim Maia, Marisa Monte, Milton Nascimento e Chico Buarque.

O coral tem se destacado por apresentações em eventos empresariais e festivos, palestras, concertos clássicos, flashmobs e outras intervenções artísticas. Os convites já estão à venda na sede do Coral da USP (rua Pedreira de Freitas, Casa 3 – Campus). O colégio está localizado na rua Rua Duque de Caxias, 927.

Sobre o concerto
Iniciado em 2017, o projeto pensado para concertos de câma­ra retoma as características origi­nais do formato madrigal (grupo de coral pequeno, composto de 8 a 18 vozes). O estilo, nascido entre os séculos XIII e XVI, caracteriza-se pela liberdade em vários níveis: métrica poética e estilo de compo­sição a várias vozes.

O programa do concerto propõe uma viagem musical pelo tempo, com ponto de par­tida na Renascença, onde o Ma­drigal Revivis foi buscar a com­posição do espanhol Tomás Luis de Victoria (1548 – 1611) “O Magnum Mysterium”, inspirada no nascimento de Jesus.

O clima reverente mantém-se com a execução de “Ave Ma­ria”, de Heitor Villa-Lobos (Bra­sil, 1887 – 1959); “Pai Nosso”, de Mário Baylão (USP); e “Canti­lena”, também de Villa-Lobos, com arranjo do maestro José Gustavo Julião de Camargo.

A próxima parada é já no século 20, com a interpretação, pela solista Letícia Assis, de “Lully, Lulla, Lullay” (Philip Stop­ford, Inglaterra), sobre a história de Herodes. Incidentalmente, a coralista Cristiane Bezerra recita poema de sua autoria.

A viagem adquire tom de la­mento com a execução de “To The Mothers In Brazil”, dos sue­cos Lars Jansson e Gunnar Eri­ksson (arranjo), que homenageia as mães dos meninos mortos na Chacina da Candelária, em 1993.

“Pie Jesu”, cantado em seguida pelos solistas Letícia Assis e Isaque Martins, encerra uma curiosi­dade: foi composta pelo grande nome dos musicais norte-ameri­canos Andrew Lloyd-Weber, no período em que ele incursionava pela música clássica.

A esta altura, o público já estará familiarizado com a parte mais contemporânea do progra­ma, que prossegue com “The Lord Bless You And Keep You” (John Rutter, Inglaterra), “Dirait On” (Morten Johannes Laurid­sen, EUA), “Shenandoah” (do folclore americano, com arranjo de Roger Emerson) e “Sailing” (Gavin Sutherland, EUA).

A última parada desta via­gem se dá na Catalunha, com “El Noi De La Mare”, tradicional canção de Natal que será canta­da em catalão original. Com ar­ranjo de Ernest Cervera, a peça contará ainda com solo de vio­lão de Luis Alberto Cipriano.

Postagens relacionadas

Pré-venda dos ingressos do Bloco Califórnia começa nesta segunda, 8

Redação 1

Cinemateca Brasileira vai reabrir com exibição do filme ‘Macunaíma’

William Teodoro

Young Mbazo faz show em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com