Aguinaldo Rodrigues da Silva – Presidente do SindturA capacitação e a qualificação dos empregados em meio a um ambiente de trabalho cada vez mais digital é tema central de evento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), marcado para o dia 24 de março. O seminário O Trabalho do Presente e do Futuro: Capacitação em Tecnologias Digitais, organizado pelos conselhos de Emprego e Relações do Trabalho (CERT) e de Economia Digital e Inovação (CEDI), ambos da FecomercioSP, vai reunir empresários, especialistas, autoridades e formadores de opinião que já estão lidando com a modernização impulsionada pela digitalização. A transformação digital e os desafios para a qualificação, serão temas iniciais e vão analisar as melhores práticas do setor privado: as novas competências digitais no mundo profissional e o que está sendo feito pelo ensino profissionalizante. O evento tem o objetivo de abordar a necessidade de os trabalhadores acompanharem a tecnologia nas atividades exercidas, bem como as importâncias da modernização e do avanço de legislações sobre o assunto. Os temas são, inclusive, recorrentes em debates na Federação graças à incorporação cada vez maior de palavras como “digital”, “metaverso” e “Inteligência Artificial (IA)”, no vocabulário e nas ações de consumidores e empresários. As tecnologias digitais garantem uma extensão da memória e do raciocínio humanos, e o seu domínio é condição para sobrevivência e desenvolvimento. É da responsabilidade de toda as instituições apoiar e promover iniciativas para a capacitação das pessoas nas tecnologias digitais. Esta é a principal razão deste seminário, pois foi-se o tempo que a educação digital era uma opção para os empresários e seus colaboradores. Hoje, é a mais necessária condição para a sua sobrevivência e crescimento. A transformação digital se acelerou com a pandemia e já está exigindo novas competências dos funcionários, como saber manejar as aplicações digitais que têm se tornado essenciais nas atividades cotidianas. Neste contexto, é de grande relevância que se avance num grande debate nacional, unificado em torno da qualificação em competências digitais, a fim de alavancar a inovação e a competitividade das empresas e, ao mesmo tempo, garantir a inclusão dos trabalhadores.
(***)
Sodexo diz que tempo de consumo do vale-refeição ficou mais curto
O tempo de duração do vale-refeição ficou mais curto neste ano, segundo levantamento da Sodexo. Na média dos dois primeiros meses do ano foram apenas 11 dias.
O intervalo é menor do que o registrado em 2022, quando a média anual ficou em 13 dias.
Apesar da redução no tempo em que o trabalhador gasta seu vale-refeição, a Sodexo diz ter registrado um crescimento no crédito oferecido pelas empresas para o benefício no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
No recorte regional, o Centro-Oeste teve o maior aumento no valor disponibilizado para os trabalhadores, com alta de 18%, seguida por Sul (16%), Sudeste (15%), Nordeste (11%) e Norte (1%).
(***)
Registros de inadimplentes avançam 0,2% em fevereiro
Os registros de inadimplentes na base de dados da Boa Vista cresceram 0,2% em fevereiro, na comparação com janeiro. Foi a oitava alta mensal consecutiva, embora a magnitude do avanço tenha sido a menor dos últimos 12 meses.
Na comparação interanual a alta foi forte, de 25,8%, o que fez os registros fecharem o primeiro bimestre com elevação de 26,8%. Em 12 meses acumulados, a curva de longo prazo se manteve numa tendência de crescimento, passando de 20,8% para 21,0% entre janeiro e fevereiro.
Segundo a Boa Vista, a inclinação dessa curva parece estar se aproximando de alguma estabilização, condizente com a expectativa de alta para o ano numa magnitude menor àquela observada ao final de 2022, de 19,9%.