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Cão SRD pode virar manifestação cultural  

Vira-lata caramelo: "um dos cachorros mais populares e amados do Brasil", com olhos "marcantes e simpáticos", diz projeto que tramita na Câmara (Divulgação)

O famoso “vira-lata caramelo”, que estampa camisetas Brasil afora e é informalmente considerado um símbolo nacional, pode ser reconhecido legalmente como manifestação cultural imaterial do país. Um projeto que propõe a transformação do termo em patrimônio brasileiro tramita na Câmara dos Deputados e faz uma ode aos mascotes.

O termo, segundo o autor da proposta, deputado Felipe Becari (União-SP), identifica o animal como “um dos cachorros mais populares e amados do Brasil”, com olhos “marcantes e simpáticos”. “Além de serem muito bonitos, os vira-latas caramelo são também conhecidos pela sua inteligência e carinho. São extremamente ativos, leais aos seus donos e adoram brincar e se divertir com as pessoas”, descreve o projeto.

Para Becari, “apesar de muito amados”, os cãezinhos sem raça definida (SRD) sofrem preconceito de algumas pessoas. Ele defende que esses cães são tão “inteligentes, leais e adoráveis” quanto os de raça definida. Para o parlamentar, os vira-latas caramelo, resultantes de misturas de diversas raças, ajudam a mostrar que “a diversidade é uma das nossas maiores riquezas” nacionais.

Se aprovado o reconhecimento, o vira-lata caramelo fará parte da lista de patrimônios culturais imateriais do Brasil, como a roda de capoeira, o queijo minas artesanal, o Círio de Nazaré, o Bumba Meu Boi, entre outros. Em 2020, em uma campanha dos internautas para que o caramelo estampasse as cédulas de R$ 200 que seriam lançadas em setembro, o Banco Central (BC) escolheu o animalzinho para anunciar a chegada da nota.

Na propaganda, o mascote pede que a população “receba com o mesmo carinho” o lobo-guará, ao qual se referiu como “caramelo do Cerrado”. Na época, uma petição pedindo a troca foi criada pelo deputado federal Fred Costa (Patriota-MG) e teve mais de 70 mil assinaturas, mas o pedido foi negado pelo BC.

O projeto, proposto em abril de 2023, já foi aprovado na Comissão de Cultura e deve seguir para a Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) depois do recesso parlamentar. Se aprovado também nessa comissão, o projeto não precisará ser votado no plenário da Casa, pois tramita em caráter conclusivo, seguindo para apreciação do Senado.

A Associação Amigos dos Animais de Ribeirão Preto (AAARP) vai lançar, neste sábado, 27 de janeiro, o projeto Empresa Amiga dos Animais, que visa reconhecer e premiar empresas socialmente responsáveis com a causa. Quem aderir e contribuir financeiramente com mensalidade – destinada à castração de cães – receberá o Selo Vira-Lata Caramelo.  

A mascote da campanha é o cão Max, um pet caramelo, sem raça definida, que foi resgatado pela associação em situação de maus-tratos. Ele foi cuidado pela equipe de voluntários da associação e atualmente vive no abrigo da entidade, localizado na Zona Norte da cidade. É o garoto propaganda do projeto e serviu de inspiração para a criação do selo. 

Segundo os idealizadores da campanha, ao aderirem ao projeto, as empresas fortalecerão a estima e lealdade de seus clientes e consolidarão sua imagem como defensoras do bem-estar animal e comprometidas com a responsabilidade social. Três empresas já aderiram 

Ao formalizar um Termo de Compromisso, as empresas poderão contribuir em três modalidades. A primeira, o selo Ouro, prevê uma contribuição de R$ 600 por mês. A segunda é o selo Prata, no valor de R$ 400 mensais, e a terceira opção é o selo Bronze, de R$ 200.  

Os recursos serão direcionados para a realização de procedimentos de castração de cães e gatos de rua e pertencentes a famílias de baixa renda, ampliando assim os esforços para o controle populacional e o bem-estar desses animais. A castração será realizada em parceria a ser feita com a Associação Vida Animal (AVA) e o objetivo é castrar, por mês, 1.500 animais. 

 

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