Preservando os momentos da experiência e da vida humana, a Escola de Arte Candido Portinari, a popular “Escola do Bosque”, da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, comunica que as inscrições para os cursos livres de pintura acrílica sobre tela, gravura em relevo (madeira e linóleo) e oficina infantil (reúne técnicas variadas em desenho e modelagem) permanecerão abertas até 30 de setembro.
São 130 vagas, divididas em nove turmas, destinadas ao público adulto, jovens (com idade mínima de 16 anos) e crianças (com idade entre dez e 14 anos). Contempla pessoas iniciantes (sem experiência prévia ou habilidade específica) e também aquelas já iniciadas, interessadas em aprimorar suas vivências em arte, desejosos de experimentar novas pesquisas visuais e com objetivo de formatar poéticas pessoais.
As aulas são práticas e assistidas de modo presencial, complementadas com apoio remoto. Será proposta uma série de exercícios básicos, de caráter técnico, avançando de modo progressivo para abordagens diferenciadas. Ao mesmo tempo, os cursos serão permeados por uma exposição de conteúdos com fundamentação teórica, necessários para criar uma percepção crítica da linguagem visual.
Criada há 70 anos, a escola tornou-se uma referência importante no cenário artístico da cidade, descobrindo e incentivando novos talentos. Além de contribuir na formação de inúmeros artistas que exibem suas obras em museus e galerias do país e do exterior, ela também ajuda a fomentar aptidões correlatas entre os seus frequentadores.
Muitos deles tornaram-se habilitados e profissionais como arte educadores, curadores, museólogos, monitores culturais, críticos, decoradores, artesãos e arquitetos. Os cursos terão início em outubro com duração de três meses. São todos gratuitos.
A compra e aquisição dos materiais artísticos utilizados são de responsabilidade dos alunos. As aulas ocorrem semanalmente e acontecem no período da tarde ou noite. Para realizar a matrícula é necessário que os interessados compareçam na secretaria da Escola, localizada na Casa da Cultura Juscelino Kubitschek.
Fica no Alto do Morro São Bento s/nº, Jardim Mosteiro. Os interessados devem levar um documento de identidade – Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) no caso de maiores de 16 anos, entre outros – no período das nove horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas. Mais informações pelo e-mail escoladearte.cultura@ pmrp.com.br ou pelos telefones (16) 3977-7400 e 3977-7413.