O candidato ao Senado pelo PSDB, Ricardo Tripoli, visitou o Tribuna nesta sexta-feira, 28 de setembro. Deputado federal em seu terceiro mandato, ele decidiu tentar uma vaga de senador por acreditar que São Paulo precisa de representantes que lutem efetivamente na defesa do Estado. Nas mais recentes pesquisas eleitorais, o tucano aparece com 10% das intenções de votos. Ele garante que o Estado é prejudicado quando o assunto é a questão tributária fiscal. Afirma que estudou, durante seis anos, o assunto e constatou a injustiça fiscal da qual São Paulo é vítima.
O candidato cita que em 2017 a unidade federativa arrecadou R$ 550 bilhões em impostos da União, mas só recebeu de volta R$ 37 bilhões, menos de 7%. “Isso é extremamente injusto já que o Estado tem 45 milhões de habitantes, quase um quarto da população brasileira. Deveríamos receber de volta pelo menos vinte por cento do que enviamos”, afirma. Tripoli admite, porém, que se for eleito enfrentará muita oposição para mudar a legislação, já que os estados que recolhem menos impostos federais e recebem mais do que arrecadaram também possuem senadores que deverão se opor a essa mudança.
“Mas os senadores paulistas e dos outros cinco estados que também enfrentam o mesmo problema de São Paulo precisam se unir e tentar mudar isto”, sentencia. Outra frente de atuação na qual pretende investir diz respeito ao meio ambiente e à defesa os animais. Com forte atuação nas questões ambientalistas, foi vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e membro da Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania.