Tribuna Ribeirão
Cultura

‘Cancelamento’ nas artes é tema de live

É notado historicamente que o ser humano tem certa “necessidade” de fazer justiça com as próprias mãos. Esse comportamento se reflete em histórias ficcionais, onde indi­víduos comuns ou heróis ten­tam combater seus inimigos sem o auxílio de representan­tes das leis ou autoridades.

Esse desejo ganhou es­paço, forma e força nas re­des sociais, com a cultura do cancelamento. A cultura do cancelamento é uma for­ma moderna de segregar ou expulsar uma pessoa de de­terminado círculo social ou posição devido a atitudes to­madas por ela – seja online, no dia a dia, ou em ambos.

É uma espécie de boicote em que um indivíduo, geral­mente uma celebridade, que compartilhou uma opinião questionável ou controversa, ou que no passado teve com­portamento percebido como ofensivo é “cancelado”. O tri­bunal virtual está atento aos deslizes e muitas vezes com apenas um clique, pode des­truir pessoas, carreiras e até mesmo reputações.

A esfera artística também reflete as ações da cultura do cancelamento, direcionadas a artistas de diversas épocas, obras e movimentos. É pelo grande impacto desta cultu­ra que cresceu consideravel­mente nos últimos dois anos, que o Sesc Ribeirão Preto promoverá, em 6 de outubro, o bate-papo “O cancelamento nas artes: tensões entre públi­co e criadores”.

A atividade integra a pro­gramação do Projeto [Com] viver no mês de outubro, que propõe uma reflexão sobre as tensões e disparidades que ganham espaço na Internet, além das discussões e pautas cotidianas que se desenrolam nela. As redes sociais servem de palco para diferentes ideias, opiniões e vozes, e o resultado desse encontro é o mais varia­do possível.

Pode ser proveitoso e en­riquecedor, mas em alguns casos, um tanto nocivo. O en­contro, que será realizado em forma de live, contará com três convidados. Vão parti­cipar o coreógrafo e diretor Wagner Schwartz, a artista visual e performer Natalia Emayé Marques e o ator e hu­morista Reinaldo Montalvão, responsável pela criação da personagem Nathy Hills, su­cesso no YouTube.

Eles discutirão a separa­ção entre criadores e seus tra­balhos, censura, livre expres­são e também o quanto essa tendência do cancelamento reflete o pensamento público. O bate papo, que terá media­ção de Fábio Antunes, educa­dor do ETA Ribeirão Preto, será transmitido a partir das 19 horas, no canal do You­Tube do Sesc Ribeirão, com acesso gratuito.

Postagens relacionadas

Agências de propaganda disputam os troféus mais cobiçados do interior

Redação

Biblioteca retoma atividades presenciais

Redação 1

Venda de livros cresce 48,5% no primeiro semestre

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com