A Câmara de Ribeirão Preto realizará, na segunda-feira, 19 de fevereiro, audiência pública para debater a implantação de campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) na cidade. A reunião será às 18 horas, no plenário Jornalista Orlando Vitaliano, no Palácio Antônio Machado Sant’Anna, sede do Legislativo, na avenida Jerônimo Gonçalves nº 1.200, Vila República.
A instalação do Instituto Federal em Ribeirão Preto foi oficializada em outubro do ano passado, quando o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) sancionou a lei complementar nº 3.202/2023, oficializando a doação de um imóvel no Parque Ribeirão Preto, Zona Oeste da cidade. O projeto 0do Executivo foi aprovado pelos vereadores no dia 17 do mesmo mês.
O imóvel fica na rua Wladimir Pinto Ferraz nº 250. No local funcionou uma escola do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Ribeirão Preto (Sinsaúde). O edifício foi retomado judicialmente pela prefeitura por descumprimento de cláusulas do contrato de cessão por comodato por parte da entidade.
A doação em comodato foi feita por um período de dez anos e exige que o Instituto Federal terá de começar a funcionar no local em no máximo dois anos. No local devem estudar até 600 alunos. Em um segundo momento, o IFSP pretende construir um campus na cidade, no terreno onde funcionou a antiga Companhia Nacional de Estamparia (Cianê), nos Campos Elíseos, na Zona Norte.
Tem 36 mil metros quadrados e pertencia às Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM), que funcionou de 1945 a 1981. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
É especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criada por meio da lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSP é integrante.
Oferece uma gama de cursos gratuitos: 29 cursos técnicos, 15 de licenciatura e 19 de bacharelado em todas as áreas de atuação, de Humanas e Exatas. A previsão é de que as aulas no futuro campus comecem em 2024. A audiência de segunda-feira será aberta ao público, com transmissão pelas plataformas digitais (Facebook e YouTube) da TV Câmara. Informações complementares pelo telefone 3607-4134.