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Campanha quer incentivar o consumo de etanol

FOTOS: J.F.PIMENTA

Para incentivar o consu­mo de etanol combustível e valorizar a indústria na­cional sucroenergética que gera milhões de empregos, a União Nacional da Bioener­gia (Udop) lançou a campa­nha #AbasteçacomEtanol. O objetivo é que cada unidade que compõe a entidade entre em contato com a prefeitura ou câmara de vereadores de seu município para que eles possam aderir à iniciativa. Uma das maneiras de adesão é a impressão dos adesivos da campanha para carros de passeio e veículos pesados (frota oficial ou não), incen­tivando o consumo e valori­zando o setor.

A iniciativa pede também o apoio de prefeitos e verea­dores que podem gravar um vídeo aderindo à campanha. A Udop vai postar o vídeo em seu portal, bem como fará matérias sobre a iniciativa.

Setor tem sentido impactos da crise causada pela pandemia de covid-19

Presidente da Frente Par­lamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, o deputado federal Arnaldo jardim (Cidadania) destaca que o setor é a principal fonte arrecadadora de impostos e geradora de riquezas e divisas para milhares de municípios espalhados pelo Brasil. “A União Nacional de Bioenegia faz um excelente trabalho ao promover um combustível de tão bom impacto ambiental e social”, afirmou.

Segundo a União da In­dústria de Cana-de-Açúcar (Unica), apesar do recente aumento na competitividade do biocombustível frente seu concorrente fóssil nos prin­cipais centros consumidores, a demanda de etanol segue com um futuro incerto em função dos impactos da pan­demia com o isolamento so­cial e das oscilações no preço da gasolina.

Dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustí­veis (ANP) e compilados pela Unica mostram que na sema­na (entre 3 a 9 de maio), 170 cidades já apresentaram preço relativo entre etanol versus gasolina abaixo da paridade técnica de 70%. No estado de São Paulo, principal centro consumidor, os números in­dicam que em 88% dos mu­nicípios paulistas, incluindo a capital, o hidratado foi mais competitivo nas bombas em relação ao derivado fóssil na última semana.

Para o consumidor saber se abastecer com álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o derivado da cana-de-açúcar é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a ga­solina é melhor.

Produtores podem suspender a safra
Entidades representativas da cadeia sucroenergética de todo o país enviaram documento-manifesto ao presidente Jair Bolsonaro em que relatam os impactos da crise causada pela pandemia de covid-19 para o setor, agravados pelos baixos preços internacionais do petróleo.

O etanol, um dos produtos mais impacta­dos pela crise, tem sido vendido abaixo de seu valor de custo e, se isso continuar, as usinas serão obrigadas a interromper a safra que mal começou, com efeitos impensáveis para uma cadeia que envolve produtores de cana-de­-açúcar, fornecedores de máquinas e insumos, cooperativas e colaboradores em mais de 1.200 cidades brasileiras. São 370 usinas e destilarias, 70 mil fornecedores de cana, num total de 2,3 milhões de empregos diretos e indiretos que estão sob ameaça iminente.

Entre as medidas emergenciais que, se adotadas em conjunto, permitirão a sobre­vivência do setor estão a instituição de um programa de warrantagem (uso de produto como garantia em empréstimo), a isen­ção temporária da carga tributária federal aplicada ao etanol hidratado – Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/ Cofins) – e a restituição da competitividade do etanol, também temporariamente, via incremento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

A região Centro-Sul do Brasil concluiu a safra 2019/2020 com 589,90 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas, crescimento de quase 3% sobre as 573,17 milhões de toneladas registradas na tempo­rada 2018/2019. A produção de etanol foi a maior da história do setor sucroenergético: 33,24 bilhões de litros – 9,94 bilhões de litros de anidro e 23,30 bilhões de litros de etanol hidratado. O recorde anterior, obser­vado na última safra, era de 30,95 bilhões de litros. Este volume incorpora a produção de 1,62 bilhão de litros de etanol de milho, valor que também é o maior já registrado. Na sa­fra 2018/2019, essa cifra alcançou 791,43 milhões de litros.

Um quarto das usinas do país pode fechar as portas
Um quarto das usinas de açúcar e álcool em operação no país corre o risco de fechar as portas até o fim do ano por causa da cri­se do coronavírus, segundo especialistas. Sem capital de giro para pagar as contas de curto prazo, parte dessas empresas tem sido abatida pela forte queda de demanda pelo combustível. O caso foi ainda mais agravado pelo derretimento do preço do petróleo – a cotação do etanol tem como referência a gasolina. “São dois choques. A principal é a queda do consumo e, depois, a de preços”, diz Plínio Nastari, sócio da consultoria Datagro.

A situação fica ainda mais delicada para usinas que só possuem destilarias. Das 267 unidades produtoras do Centro-Sul, 80 usinas só produzem etanol. Do total de cana colhida no país em 2019/20, cerca de 35% foram para a produção de açúcar, explicou Antônio de Padua Rodrigues, diretor da Uni­ca. Neste ano, a fatia poderá chegar a 45%.

Com receita de cerca de R$ 100 bilhões, o setor sucroalcooleiro conseguiu reduzir nos últimos anos seu endividamento – hoje está em torno de R$ 90 bilhões. Um grupo grande de usinas acumula a maior parte dessas dívidas. No Brasil, há 104 unidades produto­ras em recuperação judicial, das quais 81 no Centro-Sul, segundo a Unica. Desde 2005, 95 usinas foram fechadas na região. Com as incertezas provocadas pela pandemia, boa parte das empresas que já estão em dificulda­des financeiras vai para o mesmo caminho.

Como imprimir o adesivo

Adesivo usado na campanha

As artes finais da campanha têm diferentes tamanhos e formatos. O modelo 1 – com15 cm de diâmetro – é para carros de passeio. O modelo dois – formato quadrado 70X50 cm – e o três – formato redondo com 50 cm de diâmetro – são para veículos pe­sados. O material poderá ser baixado através do link: https://www. udop.com.br/download/ftp/adesivos_abasteca_com_etanol.zip. As artes estão num formato que permite sua reedição, com acréscimo da logomarca da usina ou do órgão parceiro, como prefeituras ou câmaras de vereadores.

Venda de etanol cai 38% em abril
As vendas de etanol pelas unidades da região Centro-Sul, para os mercados interno e externo, registraram novamente queda na segunda quinzena de abril e, por consequência, o volume mensal comercializado no mês atingiu 1,78 bilhão de litros (com 76,77 milhões de litros exportados). Esse nível de vendas representa uma retração de 29% comparativamente ao mesmo período do ano anterior (2,55 bilhões de litros).
No mercado doméstico em abril, as vendas de etanol hidratado combustível atingiram apenas 1,10 bilhão de litros, com redução expressiva de 38,37% em relação ao comercializado no mesmo período de 2019, quando as unidades produtoras venderam 1,78 bilhão de litros. Da mesma forma, as vendas internas de etanol anidro apresentaram redução de 18,97%, atingindo 480,19 milhões de litros em abril de 2020 contra 592,62 milhões de litros em igual período do ano anterior.

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