Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Campanha para compra de alimentos agroecológicos

FOTOS: JF PIMENTA

O Grupo Rede Agroflo­restal da Região de Ribeirão iniciou nesta semana uma campanha para arrecada­ção de R$ 30 mil que serão destinados para a compra de alimentos cultivados por produtores familiares da re­gião de Ribeirão Preto. Os legumes, frutas e verduras e raízes como mandioca, serão distribuídos para famílias de comunidades em situa­ção de vulnerabilidade so­cial da cidade.

O grupo foi criado no ano passado e reúne produtores rurais, agricultores familia­res assentados pela Reforma Agrária, instituições de pes­quisa, estudantes, ONGs e cooperativas. Tem como uma das metas propor e difundir ações voltadas para os produ­tores do sistema agroflorestal.

A nova arrecadação faz parte da segunda etapa de uma campanha iniciada em abril em função da pandemia do coronavírus na cidade. Na primeira etapa formam arrecadados R$ 12 mil que se transformaram em seis toneladas de alimentos ad­quiridos dos produtores dos assentamentos Mário Lago, localizado na zona Leste de Ribeirão Preto e do Sepé Tia­raju, em Serra Azul.

Produtores Francisco Carlos Merli e Claudete Alves de Araújo, escoando a produção

Os produtores rurais fa­miliares também doaram parte dos produtos que foram distribuídos para comunida­des como a Nova União, loca­lizada na Via Norte, ao lado da Coordenadoria do Bem Estar Animal de Ribeirão Preto. A Comunidade Nova União tem 320 famílias e apro­ximadamente 1.200 pessoas. Possui uma cozinha comuni­tária que por meio de doações de alimentos serve 150 re­feições, sempre às segundas, quartas e sextas- feiras.

“Este tipo de doação é muito importante neste mo­mento de crise porque garan­te alimentação para nossos moradores. Muitos deles pas­sando por dificuldades por terem perdido o emprego por causa da pandemia”, afirma o líder comunitário Wallace Rafael de Oliveira.

Wallace da Nova União – cozinha comunitária para atender 320 famílias em vulnerabilidade

Mais visibilidade
Para ampliar a arrecada­ção e dar mais visibilidade, além das redes sociais, a se­gunda etapa da campanha será realizada pela plata­forma digital Catarse, um espaço que aproxima pes­soas que desejem viabilizar financeiramente determina­dos projetos.

O sistema é simples. Na plataforma que o realizador da campanha conta sua his­tória, define quanto quer ar­recadar e oferece recompen­sas em troca dos apoios. Na própria página que os apoia­dores ou assinantes fazem o pagamento e se comunicam com o realizador. A campa­nha terminará no dia 21 de setembro.

Segundo o antropólogo e integrante da Rede Agroflo­restal, Carlos Alberto Correa Moro, além da realização de ações sociais durante a pan­demia, o projeto está servin­do como instrumento para a valorização da produção de alimentos agroecológicos.

Também contribui para o escoamento dos alimentos destes produtores familiares que, neste momento, tive­ram o represamento de sua produção agrícola. A maio­ria deles fornecem alimentos para a rede pública escolar e com a suspensão das aulas presenciais, a venda dos ali­mentos acabou diminuindo.

Este é ocaso dos agriculto­res agroflorestais da antiga Fa­zenda da Barra, hoje Assenta­mento Mário Lago, Francisco Carlos Merli e Claudete Alves de Araújo. Com a campanha eles estão sendo beneficiados com a venda de parte de sua produção para a Rede. O que ajuda a equilibrar o orçamen­to deles.

Carlos da Rede Agroflorestal, distribuição em comunidades de Ribeirão Preto

O que é um sistema agroflorestal
O sistema agroflorestal reúne o plantio de alimentos sustentável e ainda faz a recuperação de florestas. Na prática, significa o uso e ocupação do solo em que árvores, arbustos, palmeiras das mais variadas espécies são manejadas em consórcios com plantas herbáceas, culturas agrí­colas ou forrageiras em integra­ção com animais, dentro de um mesmo espaço agrícola.

Os sistemas agroflorestais ajudam a diminuir o desmata­mento, otimizam o uso da terra e ajudam a diversificar a produção agrícola, promovendo um desen­volvimento mais sustentável das áreas rurais com a integração de espécies nativas.

Wallace da Nova União – cozinha comunitária para atender 320 famílias em vulnerabilidade
Carlos da Rede Agroflorestal, distribuição em comunidades de Ribeirão Preto

Como entrar em contato com o Grupo
Instagram https://instagram.com/redeagroflorestalrp
Plataforma Catarse catarse.me/redeagroflorestalrp
Telefone e WhatsApp 014 991933424

Postagens relacionadas

‘Libertadores da Cerveja’ vem aí

William Teodoro

PGR vê indícios de que Cristiane Brasil integra organização criminosa

Redação 1

Ribeirão terá “Arraiá Mió di Bão” com 16 dias de festa

Redação 10

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com