A Academia Livre de Música e Artes (Alma) vai apresentar a segunda edição do “Concerto de Inverno”. Será nesta quinta-feira, 4 de julho, às 20 horas, na Sala de Concertos da Tulha da USP, no campus da Universidade de São Paulo, com a presença de três solistas convidados, sob regência do maestro Reginaldo Nascimento. A entrada é livre e gratuita.
A Camerata Alma – formada por alunos da academia – convidou para esta edição a solista norte-americana Megan Barreira (soprano, vencedora de diversos prêmios internacionais), João Paulo Casarotti (pianista brasileiro radicado nos Estados Unidos que mantém atividade intensa como intérprete, pesquisador, pedagogo e palestrante) e Alan Faria (tenor brasileiro com uma vasta carreira artística).
Apresentação contará com as obras “Concertino para piano e cordas”, de Ernst Mahle (1929), “Cantilena da Bachiana nº 5”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), “Ch’io mi scordi di te?”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), e arias de “La Boheme” (“Che gelida manina”, “Si mi chiamano Mimi”, “O soave fanciula”, “Donde lieta usci”), de Giacomo Puccini (1858-1924).
A Camerata Alma fez sua estreia na Itália em 2018 dentro do Festival Fiato ao Brasile. Surgiu da ideia de criar um ambiente profissional de orquestra para os alunos mais desenvolvidos do projeto. Com repertório arrojado e tecnicamente desafiador, tem se apresentado com renomados artistas do Brasil e exterior, com maestro Yati Durant, soprano Magdalena Durant e o violonista Gustavo Costa.
A entrada é gratuita e livre. A Sala de Concertos da Tulha fia no campus da USP, na rua Olivier Toni s/nº, na Zona Oeste. Mais informações na página eletrônica da Alma no Facebook/almaribeirao. O “Concerto de Inverno” da Camerata Alma é uma realização da Academia Livre de Música e Artes. Em 2019, executa o projeto Alma – manutenção – 2019, aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
Conta com patrocínio das seguintes empresas: Usina Alta Mogiana (ópera); GasBrasiliano (sinfonia), Usina Vertente, Santa Helena indústria de alimentos e Tereos (suíte), Ambient, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado, Interunion, Base Química e Dislab. Conta ainda, com apoio da prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura, Cultura Inglesa e San Bruno’s.