Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Câmeras registram meteoro no Brasil

CLIMA AO VIVO

Diversas cidades de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul viram, no último sábado, 13 de novem­bro, às 19h37 (horário de Bra­sília), uma das passagens mais longas de meteoro no céu do país. Com uma duração de 12 segundos, o fenômeno foi re­gistrado por duas câmeras do Observatório Heller & Jung e por oito câmeras do Clima ao Vivo, empresa que presta ser­viços de meteorologia.

Os registros foram feitos nos municípios gaúchos de Vacaria, Caxias do Sul, Bom Princípio e Taquara. Também houve registros em câmeras localizadas em Cerqueira Cé­sar e Sorocaba, em São Paulo; Florianópolis e Tangará, em Santa Catarina; e em câmeras localizadas em Telêmaco Bor­ba, no Paraná.

As imagens podem ser vistas no site do Clima ao Vivo. Segundo o astrônomo e diretor da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon, na sigla em inglês), Marcelo Zurita, asteroides, meteoros e cometas orbitam o Sol em uma velocidade al­tíssima, entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora.

“Quando atingem a at­mosfera da Terra nessa velo­cidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso cha­mado de meteoro”, diz.

“Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela ca­dente”, explica o astrônomo. Es­pecialistas do Clima ao Vivo, Cli­matempo e Bramon analisam as principais imagens capturadas por câmeras de monitoramen­to climático e astronômico.

Postagens relacionadas

Proteína pode restringir replicação da Covid-19, diz estudo

Redação 1

Mais de 80% das eleições no mundo são afetadas por interferência online

Redação 1

Qual será o próximo grande vilão do Universo Cinematográfico da Marvel?

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com