Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara volta a ter 27 vereadores

A Câmara de Ribeirão Preto voltou a ter 27 vereadores nesta quinta-feira, 20 de setembro, quando o suplente Ademozar de Carvalho (PSDB) assumiu o gabinete de Maurício Gasparini, candidato a deputado estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – ele pediu licença até 8 de outubro, um dia depois do primeiro turno das eleições, quando serão definidos os cargos proporcionais.

O tucano vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no lugar do pai, Welson Gasparini, também do PSDB, que está em seu terceiro mandato de deputado estadual e vai se “aposentar” – já foi deputado federal e prefeito de Ribeirão Preto quatro vezes. Ademozar de Carva­lho só pôde ocupar a vaga do titular depois de 15 dias. Isso porque, em abril, a Câmara aprovou proposta de emenda à Lei Orgânica do Municí­pio (LOM), de autoria de Marinho Sampaio (MDB), que alterou a regra para convocação do suplente.

A medida proíbe a convocação nos primeiros 15 dias de afastamento nos casos de licença para tratamen­to de saúde ou de licença para tratar de interesses particulares. A matéria foi aprovada por unanimidade. Segundo o autor, é para evitar que a Casa de Leis pague dois salários.

Apesar de ter 27 vereadores oficial­mente, a Câmara paga 28 subsídios mensais – cada um de R$ 13,8 mil – porque Waldyr Villela (PSD), afastado do mandato por decisão judicial, continua a receber o salário. A juíza Lucilene Aparecida Canella de Melo, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, considera legal o pagamento.

Empresário do ramo de transportes, Ademozar de Carvalho tem 63 anos, nasceu em Santa Cruz da Espe­rança e veio para Ribeirão Preto ainda criança. Ele obteve 994 votos na eleição de 2016. É presidente presidente do Rotary Club Oes­te – Ano Rotário 2017-2018. Ele afirma: “Não vou prometer nada, mas posso assegurar que vou trazer para esta Casa o que aprendi com minha mãe, ser educado e honesto não é virtude nenhuma e sim uma obrigação, e não deixar que outros sentimentos tomem conta de mim”, disse ao tomar posse.

“Assim sendo, coloco-me à disposi­ção para tudo que venha contribuir com a nossa sociedade. Quero seguir todos os lemas rotários aplicando a prova quádrupla e me apegando ao mais importante para mim, que é o dar de si antes de pensar em si. Estou feliz em poder ajudar a fazer a diferença, principal­mente no momento tão conturbado que estamos vivendo”.

Em outubro, no primeiro turno, os paulistas vão eleger 70 deputa­dos federais, 94 estaduais, dois senadores, governador (e vice) e também vão votar para presidente da República (idem). Ribeirão Preto tem 43 candidatos a vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

A cidade terá 18 pessoas na dis­puta para federal e mais 25 para estadual. Nahla Camila do Espírito Santo dos Santos, conhecida como Nahla Plus (PR), teve a can­didatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque não prestou contas de campanha em 2016, quando foi candidata a vereadora, segundo ela mesma disse ao Tribuna.

Postagens relacionadas

Ramon Faustino é alvo de novo pedido de cassação

William Teodoro

Legislativo deve ter menos candidatos 

Redação 2

Prefeitura chama 89 novos professores 

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com