O pedido para realização de audiência pública, visando a discussão sobre a implantação do modelo de escola cívico-militar em Ribeirão Preto, foi protocolado na tarde desta quinta-feira (25) pelo vereador Isaac Antunes (PL).
De acordo com o documento, a audiência deve acontecer no dia 21 de agosto, às sete horas da noite, no plenário do Legislativo. O evento é aberto ao público e todos podem participar.
A medida visa ouvir a população sobre o tema, uma vez que o Governo do Estado iniciou na rede estadual o processo para manifestação de escolas interessadas em aderir ao projeto.
Em reunião recente com o governador Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, Isaac recebeu o aval e o incentivo do chefe do Executivo Paulista para implantar a medida em Ribeirão. De acordo com o vereador, Tarcísio ficou muito entusiasmado com o fato de que a cidade pode iniciar o processo ainda em 2024.
Consulta em andamento
Em Ribeirão Preto, a Escola Estadual Guimarães Junior já está em fase de convocação para consulta pública. Esta é a segunda etapa do processo de escuta que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) está promovendo sobre o tema. Entre os dias 21 e 28 de junho, os diretores de todas as unidades da rede pública paulista opinaram sobre a adesão ao novo modelo. Nesse período, 302 diretores manifestaram interesse em atuar no modelo das escolas cívico-militares.
De acordo com o vereador Isaac Antunes, a ideia da audiência pública na Câmara Municipal é justamente ampliar a discussão e iniciar o processo para que o município também possa aderir ao projeto.
Em março desse ano, o vereador já havia protocolado uma indicação (402/2024) ao prefeito Duarte Nogueira para que a rede municipal aderisse ao projeto. Após a sanção da Lei pelo Governo do Estado o tema ganhou força.
Essa medida já está sendo adotada por 45 escolas no âmbito Estadual. Ribeirão tem uma grande chance de ser pioneira na rede municipal. É por isso que já fizemos o pedido e vamos ouvir a população. Posteriormente, encaminharemos tudo para o Governo e vamos tomar outras medidas para que a cidade não deixe passar essa oportunidade – finalizou Antunes.