Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara vai definir futuro de vereadora

FOTO: ALLAN S. RIBEIRO/TV CÂMARA

O Conselho de Ética e De­coro Parlamentar da Câmara de Ribeirão Preto vai decidir, na próxima segunda-feira, 11 de abril, quais medidas serão toma­das em relação ao processo que investiga denúncia de uso irre­gular de veículo oficial do Le­gislativo por parte da vereadora Duda Hidalgo (PT). Na terça­-feira (12) vence o prazo máxi­mo de 90 dias para o colegiado concluir a investigação.

O colegiado pode decidir pelo arquivamento, pela aplica­ção de penalidade como adver­tência ou suspensão da verea­dora por um período ainda não definido ou até pela cassação da parlamentar. Às 15 horas de ter­ça-feira, a Câmara realizará uma sessão extraordinária para julgar a decisão do Conselho de Ética.

No dia 1º, a juíza Luisa He­lena Carvalho Pitta, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, denegou – não acolheu – o mandado de segurança im­petrado pela vereadora contra o presidente da Câmara, Alessan­dro Maraca (MDB), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e seu presidente, Maurício Vila Abranches (PSDB).

Duda Hidalgo é acusada de cometer crime de improbidade administrativa pelo munícipe Nilton Antonio Custódio. É suspeita de ter usado o veículo oficial a que tem direito – um Renault Fluence placas EHE 3406 – para participar de even­tos particulares e partidários em outras cidades paulistas. O caso estava parado no Conselho de Ética havia 49 dias devido a ma­nobras jurídicas feitas pela defe­sa da parlamentar.

As investigações estavam suspensas desde 15 de fevereiro, quando a desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), Ana Liarte, suspendeu liminarmente, a continuidade do processo de investigação re­alizado pelo Conselho de Ética. A magistrada atendeu a agravo de instrumento impetrado pela parlamentar, que tentava rever­ter decisão da juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública de Ribei­rão Preto. Em 8 de fevereiro, a magistrada negou o pedido de liminar feito pela vereadora em mandado de segurança.

A vereadora também soli­citava a suspensão do processo. Na decisão, a desembargadora suspendeu a continuidade do processo até que o mérito do mandado de segurança fosse julgado na 2ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, o que ocorreu na sexta-feira.

A vereadora diz que teve seus direitos de defesa cercea­dos pela Câmara e pelo Con­selho de Ética, especialmente pelo presidente Maurício Vila Abranches e pelo relator do caso, Renato Zucoloto (PP). Defende ainda que a investiga­ção deveria ser feita seguindo o rito estabelecido pelo decreto­-lei federal nº 201/1967.

O decreto estabelece como as investigações contra prefeitos e vereadores devem ser conduzi­das, e são diferentes das normas que regem o Conselho de Ética da Câmara de Ribeirão Preto. De acordo com a denúncia, o carro da parlamentar teria sido visto entre os dias 14 e 21 no mês de setembro nas cidades de Jundiaí, Sorocaba, Mauá, Diade­ma e São Bernardo do Campo.

Nos documentos proto­colados, o denunciante teria anexado cópia da planilha de deslocamento do veículo da par­lamentar, nos referidos dias, as­sinada por ela e que comprova­ria a viagem para estes locais. O Conselho de Ética conta ainda com a participação de Ramon Faustino (Psol, do Coletivo Todas as Vozes), André Rodi­ni (Novo) e Judeti Zilli (PT, do Coletivo Popular).

Desde que as denúncias fo­ram divulgadas, Duda Hidalgo tem afirmado que a acusação não procede e diz ser vítima de perseguição política por sua atuação parlamentar. A Câma­ra de Vereadores ainda não foi oficiada da decisão e só decidirá os próximos passos do processo após tomar ciência do teor da sentença. A vereadora também não foi notificada. Quando o for, vai analisar o processo para deci­dir que medidas serão tomadas.

Postagens relacionadas

Bolsonaro afirma que não vai propor fim da multa de 40% do FGTS

Redação 1

Aumentam os homicídios culposos no trânsito de RP

Redação 1

Justiça revoga liminar e reforma do IPM será votada hoje

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com