A Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto vai convocar a suplente da vereadora Judeti Zilli (PT) do Coletivo Popular, a advogada Perla Miller, para assumir interinamente a sua cadeira enquanto a parlamentar estiver afastada do cargo por licença médica.
A vereadora estava internada, desde o dia 22 de fevereiro, no Hospital Beneficência Portuguesa, após sentir fortes dores no tórax. A parlamentar foi diagnosticada com problemas cardiovasculares e precisou colocar um stent, um pequeno tubo que é colocado dentro da artéria para abri-la e evitar novo entupimento, sendo indicado nos casos de doença coronariana.
A vereadora já recebeu alta hospitalar, mas como está fazendo hemodiálise em função de um problema nos rins, agravado em função dos problemas cardiovasculares, sua volta ao Legislativo municipal não tem previsão imediata. Nesta quinta-feira, ela protocolou um Atestado Médico na Câmara de Vereadores válido desde o dia 9 de março com data indeterminada para o fim da validade dele. O atestado anterior tinha validade até o dia 8 de março.
A homologação da nova licença médica será feita na sessão da Câmara desta quinta-feira, 16 de março. A Lei Orgânica de Ribeirão Preto – artigo 14 – determina que em caso de afastamento médico do vereador titular, o suplente só poderá assumir o cargo após 15 dias da licença. O que é o caso.
Mestre em direito Perla Miller disputou sua primeira eleição em 2020 e recebeu 1377 votos, ficando na primeira suplência do PT. Tem quase 20 anos de experiência na advocacia e teve atuação em atividades da Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB) subseção de Ribeirão Preto onde ocupou entre 2019 e 2020 a vice-presidência da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero.
Também foi professora universitária de Processo Civil e de Filosofia Geral e Jurídica e coordenadora do curso de Direito da Faculdade Estácio em Ribeirão Preto durante quase oito anos. É co-autora de diversos livros, escrevendo, em especial, sobre ética geral e profissional.