Tribuna Ribeirão
Política

Câmara retoma sessões ‘online’

ALFREDO RISK/ARQUIVO

A partir de terça-feira, 16 de junho, as sessões na Câmara de Vereadores vol­tarão a ser realizadas por vi­deoconferência (online). A decisão da Mesa Diretora do Legislativo será publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira (15) e foi retomada com base nos decretos estadual e municipal que revogaram a flexibiliza­ção da quarentena imposta pela pandemia do novo co­ronavírus em Ribeirão Preto.

O aumento do número de mortes por covid-19, o avanço dos casos do novo coronaví­rus e a alta taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tera­pia Intensiva (UTI) levaram o governo do Estado a restringir as atividades comerciais e de prestação de serviços em Ri­beirão Preto e nas demais 25 cidades da área de atuação do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS XIII).

Ribeirão Preto saiu da zona “laranja” para a “vermelha”, com mais restrições. Apenas os serviços essenciais poderão atender presencialmente. A quarentena vai entrar em sua quinta etapa, com duração até 28 de junho. A Câmara havia retomado as sessões presen­ciais no dia 2 – a votação re­mota (online) foi implantada pela primeira vez em 24 de março, quando foi decretado estado de calamidade pública no município.

Até a última sessão, na ter­ça-feira (9), ma presença de público foi limitada a 20% da capacidade do plenário da Câ­mara, que conta com 240 as­sentos. Puderam acompanhar os debates de votação de proje­tos, indicações e requerimen­tos apenas 48 pessoas. A lota­ção máxima foi estabelecida a partir do decreto municipal nº 119/20, que trata da pandemia de covid-19.

Não há um prazo para que a nova decisão seja revogada. O Legislativo vai aguardar as decisões do prefeito Duar­te Nogueira Júnior (PSDB) e do governador João Doria (PSDB) para determinar as futuras diretrizes de trabalho. Com isso, as sessões voltarão a ser realizadas às 16 horas, sem­pre às terças e quintas-feiras, e não mais às 18 horas. Somente o presidente Lincoln Fernan­des (PDT) estará em plenário junto com alguns assessores.

Na última terça-feira, esta­vam em plenário, além do pre­sidente, Renato Zucoloto (PP), João Batista (PP), Gláucia Be­renice (DEM), André Trinda­de (DEM), Adauto Honorato, o “Marmita” (Pros), Rodrigo Simões (PSDB), Paulo Modas (PSL), Orlando Pesoti (PDT) e Alessandro Maraca (MDB).

Estavam de licença médica Fabiano Guimarães, Maurí­cio Vila Abranches (PSDB) e Bertinho Scandiuzzi (PSDB). Também não compareceram, mas participaram da votação online Waldyr Villela (MDB), Paulinho Pereira (PSDB), Isa­ac Antunes (PL), Jorge Para­da (PT), Maurício Gasparini (PSDB), Luis Antônio França (PSB), Elizeu Rocha (PP) e Nelson Stefanelli, o “Nelson das Placas” (PDT).

Também participaram e votaram remotamente Mari­nho Sampaio (MDB), Lucia­no Mega (PDT), Jean Corauci (PSB), Igor Oliveira (MDB), Marcos Papa (Cidadania) e Marco Antônio Di Bonifácio, o “Boni” (Podemos). A Câ­mara de Ribeirão Preto tem 27 vereadores, e quase 30% têm mais de 60 anos de ida­de – oito são sexagenários ou septuagenários.

Quatro são sexagenários: Elizeu Rocha (Progressistas), com 60 anos; Luis Antônio França (PSB), também com 60: Maurício Vila Abranches (PSDB), com 61: e Marinho Sampaio (MDB), também com 61 anos. Outros quatro são septuagenários: Bertinho Scandiuzzi (PSDB), com 77 anos; Jorge Parada (PT), com 70; Nelson Stefanelli, o “Nel­son das Placas” (PDT), com 79; e Waldyr Villela (MDB), com 83 anos.

Todas as sessões são trans­mitidas pela TV Câmara nos canais 31.4 – Digital, 09 – Vivo TV, 05 – NET e também atra­vés das páginas da Câmara Municipal de Ribeirão Preto do Youtube e Facebook. /www. facebook.com/camararibeirao ou www.youtube.com.

Apenas dois servidores da Câmara estão com covid-19
Dois servidores da Câmara de Ribeirão Preto testaram positivo para o coronavírus. A informação é da Secretaria Municipal da Saúde que, na quarta-feira, 10 de junho, fez os testes para a doença em 199 funcionários – incluindo vereadores – do Legislativo. As orientações de isolamento foram repassadas pela equipe que esteve no local e o acompanhamento desses pacientes será feito pela pasta.

Na última quinta-feira, dia 11, o vereador Fabiano Guimarães (DEM) afirmou ao Tribuna que o resultado de seu exame para Sars-CoV-2, realizado na semana passada, deu negativo. Ele foi submetido ao teste no dia 4, depois de procurar o Polo Novo Coronavírus (Co­vid-19), na Unidade de Pronto Atendimento Doutor Luis Atílio Losi Viana, a UPA da Treze de Maio, no Jardim Paulista, Zona Leste, após sentir febre, dor de cabeça, tosse e resfriado.

Na Câmara, foram submetidos aos exames foram apenas os parla­mentares e funcionários públicos que desempenham suas funções de forma presencial no Legislativo. O teste consiste em analisar o sangue retirado por meio de picada no dedo e ocorreu a pedido da Comissão Permanente de Seguridade Social, Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara, presidida por Jorge Parada (PT). O Legislativo de Ribeirão Preto tem 93 servidores concursados e 135 comissionados que atuam nos gabinetes dos 27 vereadores.

Postagens relacionadas

Parceria público-privada – Leilão da iluminação será em 7 de julho

William Teodoro

Vereadores estudam mudar regras de CPIs

Redação 1

Nercessian assina convênio com RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com