A Câmara de Ribeirão Preto aprovou projeto de lei que obriga a prefeitura de Ribeirão Preto a oferecer, nos parques públicos municipais, pelo menos uma cadeira de rodas para atender frequentadores que sofrerem algum tipo de lesão em um destes locais.
De autoria do presidente do Legislativo, Franco Ferro (PRTB), os equipamentos deverão ficar nos parques e serem guardados pela zeladoria destes locais, seja ela composta por funcionários da administração pública ou privada, como vigilantes ou guardas civis metropolitanos (CGMs).
“Se por ventura algum frequentador sofrer algum tipo de lesão enquanto se exercita nas dependências dos parques, a cadeira de rodas irá auxiliar na remoção desta pessoa até um local mais adequado, aonde ela possa receber o atendimento médico necessário”, diz parte da justificativa.
A proposta será encaminhada para a análise do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) que poderá sancioná-la ou vetá-la. Em Curitiba (PR), o parque Jardim Botânico por meio da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, daquela cidade, oferece cadeiras de rodas para os visitantes com deficiência que queiram conhecer o parque. São três cadeiras de rodas, uma delas motorizada.