A Câmara de Vereadores pode ser o 43º posto de vacinação contra o novo coronavírus em Ribeirão Preto. Dois ofícios assinados pelo presidente do Legislativo, Alessandro Maraca (MDB), foram encaminhados ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e ao secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, nesta segunda-feira, 11 de janeiro (11).
A prefeitura informou, por meio de nota, que recebeu o ofício da Câmara de Vereadores e encaminhará o pedido para análise da Secretaria Municipal da Saúde, que vai avaliar a necessidade de ampliar o número de pontos de vacinação já estruturados pela pasta e divulgados na última sexta-feira (8), durante coletiva de imprensa.
Nos ofícios, o presidente do Legislativo argumenta “a necessidade de maior alcance de tal proteção, da dificuldade de locomoção de muitos munícipes e do risco a que estarão expostos ao se dirigirem à sunidades saturadas, esta disponibilização busca oferecer mais opções aos nossos cidadãos”. Além da estrutura interna do prédio, o ofício disponibiliza o estacionamento da Câmara, que poderia ser utilizado para um possível “drive thru”.
A nota encaminhada pela prefeitura ressalta que o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 já contempla pontos fixos nas salas de vacinação de 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da rede municipal de saúde e mais cinco pontos alternativos. Um fica no Núcleo de Gestão Assistencial em Saúde (NGA), na rua Minas nº 895, nos Campos Elíseos (Zona Norte).
O sistema “drive thru” vai atender no estacionamento do Estádio Santa Cruz (Botafogo), na Ribeirânia (Zona Leste). Também haverá imunização em de postos no RibeirãoShopping, no Jardim Califórnia (Zona Sul), e no Santa Úrsula Shopping, no bairro de Higienópolis (Central), além do Centro Médico de Ribeirão Preto, localizado na rua Thomaz Nogueira Gaia nº 1.275, no Jardim Irajá (Zona Sul).
A prefeitura de Ribeirão Preto pretende vacinar 150.275 pessoas contra o coronavírus entre 25 de janeiro e 22 de março. A previsão é imunizar o público-alvo determinado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pelo Ministério da Saúde.
Ou seja, pessoas com mais de 60 anos de idade e profissionais de saúde. Este contingente foi escolhido por ter o maior número de provocadas pela covid-19.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, em Ribeirão Preto, 80% das mortes provocadas pelo vírus foram de pessoas com mais de 60 anos.
Já os profissionais de saúde estão no grupo prioritário por trabalharem na linha de frente de combate à doença e no atendimento aos pacientes. A vacinação será realizada de segunda-feira a sábado, das sete às 17 horas. O Plano Municipal prevê a aplicação duas doses da vacina para cada pessoa com o intervalo obrigatório de três semanas entre a primeira e a segunda aplicação.
No total, trabalharão na imunização 606 profissionais de saúde. São 42 enfermeiros, 282 auxiliares de enfermagem e 282 agentes comunitários de saúde. Todo o processo de vacinação será controlado e registrado no Sistema Hygia do Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, pelo cadastro do paciente será possível dar credibilidade e garantir que sejam vacinadas apenas as pessoas pertencentes ao público-alvo.
As 37 unidades de saúde já possuem o sistema, mas nos shopping centers e no “drive thru” será disponibilizado durante o período de imunização. Nos 89 asilos e casas de repouso da cidade a imunização dos idosos com mais de 60 anos será feita de duas maneiras. Em 69 deles a vacina será aplicada pelos profissionais de enfermagem das próprias unidades.
Já em outros 20 ela será feita em visitas programadas de profissionais de Secretaria Municipal da Saúde. A população com menos de 60 anos não está incluída nesta primeira etapa de imunização, assim como os pacientes com comorbidades e doenças crônicas.
O secretário municipal da Saúde também revelou na coletiva desta sexta-feira que o Estado vai enviar 730 mil seringas e agulhas para Ribeirão Preto. Sandro Scarpelini disse ainda que a prefeitura também vai comprar esse tipo de material, além de equipamentos de proteção individual (EPIs) paraos profissionais que participarão da imunização.
O calendário de vacinação
Dia 25 de janeiro
Segunda dose em 15 de fevereiro
Público-alvo
Profissionais de saúde dos
setores público, privado e filantrópico
Meta: 32.000 pessoas
Dia 8 de fevereiro
Segunda dose em 1º de março
Público-alvo
Idosos com 75 anos ou mais
Meta: 32.806 pessoas
Dia 15 de fevereiro
Segunda dose em 8 de março
Público-alvo
Idosos entre 70 a 74 anos
Meta: 21.269 pessoas
Dia 22 de fevereiro
Segunda dose em 16 de março
Público-alvo
Idosos de 65 a 69 anos
Meta: 28.663 pessoas
Dia 1º março
Segunda dose em 22 de março
Público-alvo
Idosos de 60 a 64 anos
Meta: 35.537 pessoas
Total do público-alvo: 150.275 pessoas