Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara pode ganhar 14 deputados 

  Acordo desenhado pelo do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pretende aumentar número de deputados de 513 para 527 

Proposta para essa finalidade pode ser colocada em tramitação depois do carnaval: a mudança no número de deputados será a primeira desde 1993 ( Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados ) 

O presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), quer construir um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) para alterar o número de deputados federais de 513 para 527. A ideia é ajustar as bancadas que representam os Estados às estimativas populacionais do Censo Demográfico de 2022, mas sem que alguns percam vagas. Seriam criadas 14 novas cadeiras.

Uma proposta para essa finalidade pode ser colocada em tramitação depois do carnaval. Se ocorrer, a mudança no número de deputados será a primeira desde 1993. Atualmente, Ribeirão Preto está representada no Congresso Nacional pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB), além de Arnaldo Jardim (Cidadania), de Jardinópolis, e Arlindo Chinaglia (PT), de Serra Azul.

Outros parlamentares têm forte ligação com a cidade, como Carla Zambelli (PL), que é natural de Ribeirão Preto, e Delegado Palumbo (MDB) – tem familiares no município. A Corte determinou em agosto de 2023 que a Casa defina a proporcionalidade de representação estadual, ou seja, o número de deputados para cada Estado, de acordo com a população apontada pelo Censo de 2022.

A decisão analisava uma ação movida pelo Estado do Pará. As mudanças populacionais apontadas pelo Censo de 2022 indicam alguns Estados estão sub-representados, enquanto outros têm deputados a mais. Bancadas como as de Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba e Piauí seriam as que mais perderiam vagas com o ajuste. Já a bancada do Pará ganharia quatro novas cadeiras.

Em entrevista à Rádio Arapuan, em João Pessoa (PB), no início do mês, Hugo Motta declarou que quer encontrar uma alternativa em que ninguém saia perdendo. “Perder essa representatividade é perder orçamento, tira vozes importantes e o critério também não é justo. Quem cresceu tem o direito. Penso que a solução seria um acordo, combinado com o Supremo, para que se aumente a quantidade de deputados federais e ninguém perca”, disse Motta.

Ele também demonstrou preocupação com os impactos da mudança aos olhos da opinião pública, já que o aumento de deputados significaria o aumento dos custos da Câmara para o contribuinte. “Temos que fazer o dever de casa para que isso não represente aumento do custo da Casa”, disse Motta na ocasião.

O prazo dado pelo STF para que a mudança ocorra é até o dia 30 de junho. Se a partir dessa data o Legislativo não tiver aprovado uma lei complementar sobre o tema, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é quem vai determinar, até outubro (um ano antes do pleito), o número de cadeiras que cada unidade da Federação terá nas eleições de 2026.

De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), 14 Estados teriam mudança nas bancadas para que elas refletissem as estimativas populacionais do Censo de 2022. O Rio de Janeiro perderia quatro vagas, enquanto Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba e Bahia perderiam duas. Pernambuco e Alagoas teriam uma vaga a menos.

Já outros sete Estados ganhariam com a mudança. Santa Catarina e Pará teriam quatro novas vagas e o Amazonas, duas. Ceará, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso ganhariam um parlamentar.

Já há um projeto de lei em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que visa fazer a adequação de acordo com a decisão do STF. O projeto estava para ser votado no final do ano passado, mas a pressão de deputados da bancada do Rio de Janeiro, em especial, adiou a análise.

 

 

Postagens relacionadas

Morre, aos 72 anos, o radialista Mauro Santos

Redação 10

Abstenções na Câmara: Observatório Social cobra aplicação da multa de 12%

Redação 1

‘Não temos plano B, C, X, Y ou Z’, diz Jacques Wagner

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com