Este ano o programa Câmara na Escola, realizado pelo Legislativo de Ribeirão Preto recebeu 33 escolas totalizando 2.392 estudantes nas visitas monitoradas e nas palestras realizadas. Foram 83 visitas guiadas em que os alunos aprenderam sobre a história do Poder Legislativo municipal através de painéis que ilustram fatos e curiosidades da cidade e palestras que explicam de forma didática o funcionamento da Casa de Leis.
Os estudantes ainda foram recebidos por vereadores que responderam e esclareceram perguntas e dúvidas, além de acolheram sugestões apresentadas pelos estudantes. O programa é aberto para alunos desde o ensino fundamental até o nível superior.
Nas visitas, os estudantes conheceram o estúdio da TV Câmara e aprenderam como é feita a transmissão dos programas exibidos pelo canal. Em algumas oportunidades os alunos foram protagonistas de gravações de entrevistas e debates produzidos pelo canal.
O Câmara na Escola tem como proposta proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer e fazer parte da política. Aprendem desde como a cidade de Ribeirão Preto foi formada e seus personagens importantes, o funcionamento de uma sessão, os trâmites de um projeto e a diferença entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
O programa também tem o propósito de despertar os estudantes para o exercício da cidadania, já que no futuro terão a responsabilidade de decidir sobre o futuro de sua cidade, seja como eleitores ou caso ingressem na vida pública partidária.
Segundo a professora de geografia, Regiane Rangel, o projeto possibilita aos estudantes uma vivência única. “Ao entenderem a importância de acompanhar as ações do Poder Legislativo, estimula o interesse sobre conhecer melhor a história da nossa cidade, além de despertar um olhar com mais encanto para os estudos”, afirma. Ela dá aulas no Sesi Castelo Branco e na Escola Municipal Alcides Corrêa.
Este ano, o programa também recebeu os alunos do Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi. Também foi destaque a aula ministrada após as palestras aos alunos do Senac, que na visita também estudaram as atas secretas da Câmara do período da Ditadura Militar, guardadas pelo Legislativo (ver texto nesta página).
“A Câmara Municipal de Ribeirão Preto sente-se honrada em receber estudantes de todas as escolas do município, contribuindo para que a cidadania seja despertada em cada jovem, incentivando a participação democrática na vida pública. Parabenizo o Programa Câmara na Escola que é eficiente em disseminar a história e o papel do Legislativo Municipal aos estudantes”, afirma o presidente da Casa, Franco Ferro (PRTB).
A RP Mobi – empresa municipal responsável pelo trânsito e pelo transporte público em Ribeirão Preto -, participa do projeto oferecendo transporte dos alunos das escolas. Foram beneficiadas este ano, 1.036 crianças e adolescentes de 15 escolas.