Tribuna Ribeirão
Política

Câmara dos Deputados – Chico Alencar disputará presidência

O deputado federal elei­to Chico Alencar (PSOL-RJ) confirmou no domingo, 22 de janeiro, que vai concorrer ao comando da Câmara dos De­putados no dia 1º de fevereiro, contra o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Ao anunciar sua candidatu­ra, Alencar defendeu que o Conselho de Ética apure o en­volvimento de parlamentares nos atos golpistas de 8 de ja­neiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palá­cio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

“É oficial, sou candidato à presidência da Câmara dos Deputados! Na eleição, que ocorrerá no próximo dia 1º de fevereiro, defenderei um Parlamento mais democráti­co, transparente e participa­tivo e #AnistiaNão aos gol­pistas”, escreveu o deputado eleito, no Twitter. “É preciso livrar a Câmara tanto dos golpistas que pedem o voto para tramar contra o Parla­mento, quanto dos que que­rem mais e mais poder para fazer o Executivo refém de seus interesses oligárquicos e corporativos”, emendou.

O PSOL é o único partido da esquerda que não decla­rou apoio a Lira. Embora os próprios membros admitam que não há chance de vitória, a ideia é reforçar o posicio­namento ideológico da sigla, que costuma fazer críticas contundentes ao Centrão do atual presidente da Câmara. A decisão afasta o PSOL do PT, que embarcou na candidatura à reeleição de Lira em nome de garantir governabilidade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda em novembro, o deputado alagoano ganhou o apoio declarado dos petistas, do PCdoB e do PV (que for­mam uma federação com o PT), do PSB, legenda do vice­-presidente Geraldo Alckmin, e do PDT, que agora integra o governo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi. O PSOL é representado na Es­planada pela ministra Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

O deputado eleito Gui­lherme Boulos (SP), líder do Movimento dos Trabalhado­res Sem Teto (MTST), chegou a ser cotado para assumir o Ministério das Cidades, res­ponsável pelo programa habi­tacional Minha Casa, Minha Vida, mas a pasta ficou com Jader Filho, num acordo de Lula com o MDB.

Fora da Esplanada, Bou­los será o líder da bancada do PSOL na Câmara. Ele foi o deputado federal mais votado de SP na eleição de outubro, com mais de 1 milhão de vo­tos. Em segundo lugar, ficou a deputada reeleita Carla Zam­belli (PL), da tropa de choque bolsonarista na Câmara.

Postagens relacionadas

Sevandija gera nova condenação

William Teodoro

Câmara cobra Saúde sobre 13 demissões

William Teodoro

Juiz anula sentença de prisão de José Alfredo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com