A Comissão Permanente de Defesa e Direitos dos Animais da Câmara de Ribeirão Preto promoverá nesta sexta-feira, 12 de novembro, às 15 horas, uma reunião para debater a situação dos animais soltos em vias públicas do município.
Aberta ao público, a audiência poderá ser acompanhada presencialmente, no plenário Jornalista Orlando Vitaliano, no Palácio Antônio Machado Sant’Anna, na avenida Jerônimo Gonçalves nº 1.200, Vila República, ou online, pela TV Câmara e canais oficiais do Legislativo. A comissão é presidida pelo vereador Bertinho Scandiuzzi (PSDB) e conta com a colaboração de Marcos Papa (Cidadania, vice) e Luis Antonio França (PSB).
Segundo Marcos Papa, é comum a população presenciar animais soltos em vias públicas em diferentes regiões da cidade. Em alguns bairros, como Jardim Palmares e Itaú, na Zona Leste, o problema é crônico. “Desviar de cavalos pelas ruas destes bairros faz parte da rotina de muitos munícipes, mas não deveria ser”, afirma.
O objetivo da reunião é entender eventuais falhas na prestação desses serviços e discutir melhorias junto à população. “Nosso mandato recebe muitas denúncias de animais soltos em via pública. Precisamos entender, por exemplo, porque a empresa não faz a captura em alguns bairros da cidade”, emenda.
“Essa é uma reclamação constante de moradores do Palmares e do Itaú e também de protetoras que não poupam esforço para socorrer e salvar animais acidentados”, enfatiza Papa. No início do ano passado, a prefeitura contratou a empresa Israel Alexander Presotto para os serviços de apreensão, transporte, guarda e alimentação de animais de médio e grande porte.
O contrato foi prorrogado em março. Também devem participar do encontro representantes da empresa contratada, a nova responsável pela Divisão de Bem-Estar Animal (DBEA), a veterinária Danielle Soares Girolla, e a secretária de Meio Ambiente, Catherine D’Andrea, que é a responsável pela DBEA.
“Entendemos que, a princípio, não será necessária a convocação dos envolvidos para sabatina em plenário e a reunião poderá ser suficiente para entendermos a prestação dos serviços, as falhas e cobrarmos soluções para que não tenhamos mais tragédias anunciadas, como a que ocorreu há três meses, próximo ao Parque Permanente de Exposições, que resultou na morte de um motociclista e de um cavalo”, finaliza Papa.