A Câmara de Ribeirão Preto deve votar na sessão desta terça-feira, 10 de outubro, projeto de lei que concede desconto de 5% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os doadores de sangue. O projeto também pretende dar o mesmo desconto para doadores de medula óssea e plaquetas sanguíneas.
A iniciativa é do vereador interino Carlos Oliveira, o Dr. Carlão do NGA da Rua Minas (MDB). Ele é suplente de Igor Oliveira e assumiu o mandato porque o titular se licenciou por 15 dias por motivos particulares. O projeto será votado em regime de urgência especial.
O requerimento foi assinado por um terço dos parlamentares – oito dos 22 vereadores – que destacaram a iniciativa como sendo muito positiva. “É comum acompanharmos alertas da escassez de sangue em nossa cidade. Isso é um problema sério de saúde pública, acarretando, por vezes, ao cancelamento de cirurgias eletivas”, comenta Dr. Carlão do NGA.
“A intenção da proposição é incentivar a doação voluntária de sangue de forma a aumentar os doadores e, assim, superar a carência deste insumo fundamental aos serviços de saúde em nossa cidade”, finaliza o vereador interino.