Tribuna Ribeirão
Política

Câmara aprova ‘ônibus da saúde’

JF PIMENTA-ARQUIVO TRIBUNA

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta quin­ta-feira, 25 de junho, projeto de lei que pode criar linhas de ônibus exclusivas para pro­fissionais da saúde durante a pandemia do novo corona­vírus. A proposta prevê que a Empresa de Trânsito e Trans­porte Urbano de Ribeirão Pre­to (Transerp) fique responsável pela medida.

O autor do projeto é Igor Oliveira (MDB). Segundo a proposta, as linhas serão des­tinadas exclusivamente para transportar idosos até os hos­pitais da cidade e ao Polo Novo Coronavírus (Polo Covid-19), instalado na Unidade de Pron­to Atendimento Doutor Luis Atílio Losi Viana, a UPA da Treze de Maio, no Jardim Pau­lista, Zona Leste.

O projeto seguirá agora para sanção ou veto do pre­feito Duarte Nogueira Júnior (PSDB). O idoso precisará comprovar a “real necessida­de do atendimento médico” e também que tem mais de 60 anos. Já os trabalhadores da área da saúde – médicos, enfermeiros, técnicos e auxi­liares, entre outros – deverão apresentar documento profis­sional de identificação.

Segundo o autor da propos­ta, Ribeirão Preto possui atual­mente mais de 110 mil pessoas com mais de 60 anos. Os ido­sos correspondem a 15% da população total do município. Segundo a Transerp, 44.498 senhores e senhoras utilizam o serviço, um número consi­derável e externamente pre­ocupante, haja vista que em tempos de pandemia muitos podem contrair a covid-19.

“Para que essa parcela da sociedade possa ficar distante do risco e, em caso de neces­sidade, para que possa passar por avaliação médica é neces­sário que tenham uma linha segura para transporte. Com a redução da frota nas ruas, como já denunciou esta Casa de Leis, muitos ônibus estão abarrotados e o serviço precá­rio coloca em risco a vida de milhares de pessoas todos os dias”, afirma Igor Oliveira.

De acordo com o projeto, os ônibus partirão a cada três horas dos terminais do Hos­pital das Clínicas Campus, RibeirãoShopping, Praça das Bandeiras, Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Pas­sig, Terminal Sudeste Renê Andrade, Terminal de Bonfim Mário Ricci, Terminal Leste José Batista Rezende, Terminal Nordeste José Veloni e Termi­nal Oeste Francisco Luciano Lepera.

Outras cidades brasileiras já implementaram medida semelhante. Em Joinville, no Estado de Santa Catarina, a prefeitura criou os ônibus da saúde, exclusivos para o trans­porte dos profissionais da saú­de. O governo municipal es­tabeleceu ainda que pais com filhos de colo, caso precisem realizar consultas médicas ou levar as crianças para hospi­tais, podem também utilizar os veículos.

Já em Petrolina, no sertão de Pernambuco, foi disponibi­lizada uma linha exclusiva para atender apenas profissionais de saúde durante a pandemia do novo coronavírus. A medida da gestão municipal preten­de melhorar a mobilidade da equipe médica que atua direta­mente no combate à covid-19 na cidade.

Postagens relacionadas

Morre o jornalista e historiador Nicola Tornatore

William Teodoro

Bolsonaro anuncia ajuda ao Líbano e convida Temer para chefiar missão ao país

Redação 1

PSDB retoma prévias com novo aplicativo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com