A Câmara dos Vereadores quer investigar a Secretaria Municipal de Esportes (SME). Para isso, aprovou, na sessão da última quinta-feira, 23 de março, requerimento de autoria de Ariovaldo de Souza (PTB), o “Dadinho”, que propõe a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Segundo o parlamentar, Ribeirão Preto tem deixado a desejar no setor, principalmente no que diz respeito à manutenção dos campos de futebol subordinados aquela pasta. A cidade possui 39 campos de futebol, a maioria instalada em bairros da periferia. A comissão terá “Dadinho” na presidência, Isaac Antunes (PR) na relatoria e contará também com o apoio de Alessandro Maraca (MDB), Adauto Honorato, o “Marmita” (PR) e Orlando Pesoti (PDT).
Entre as justificativas apresentadas por “Dadinho” também está a não instalação dos aquecedores das piscinas da Cava do Bosque, no Complexo Esportivo Elba de Pádua Lima – “Tim”, que, segundo ele, já se arrasta por quase cinco anos. O vereador também argumenta que o secretário municipal de Esportes, Ricardo Aguiar, se afastou 60 vezes do cargo para defender a Seleção Brasileira de Karatê na posição de técnico.
A CPI também deverá solicitar uma auditoria para verificar se existe desvio de função nas nomeações feitas na pasta, como, por exemplo, funcionários lotados na Secretaria de Esportes, mas prestando serviço em outros setores da administração. A primeira reunião da comissão será nesta terça-feira, 26 de março. O horário ainda não foi definido.
Em nota enviada ao Tribuna, a Secretaria Municipal de Esportes informa que, nos períodos dos nove afastamentos, o secretário representou o Brasil em treinamentos e competições com a Seleção Brasileira Olímpica de Karatê, com base no artigo 84 da Lei Pelé, que lhe garante este direito. A Secretaria de Esportes informa, também, que nos dois últimos anos conquistou importantes títulos, passando de 104 para 280 premiações. De acordo com a pasta, o número de atendimento à população também aumentou em 16%, passando de 360 mil para 420 mil por ano.