Depois de registrar temperatura recorde nesta segunda-feira, 25 de setembro, de 40 graus Celsius, mas com sensação ao Sol de 45ºC pra cima, a previsão do tempo para Ribeirão Preto desta semana continua sendo de muito calor. A expectativa é de calorão nos próximos dias, com chuva isolada. Porém, a umidade relativa do ar continuará abaixo de 20%, chegando a 13% em alguns períodos.
O mínimo ideal é de 60%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência. A orientação da Defesa Civil é beber bastante líquido e evitar exposição ao Sol nos períodos mais quentes (entre 10 e 17 horas) e maneirar nas atividades físicas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta laranja para região. Até domingo, 1º de outubro, a mínima deve oscilar entre 18 graus Celsius e 25ºC. A máxima pode chegar a 43ºC. Nesta segunda-feira (25), a previsão era de até 41ºC, com umidade em 14%
Nesta terça-feira, 26 de setembro, a temperatura deve ficar entre 24ºC e incríveis 43ºC . A umidade despenca para 13%, apesar dos quatro milímetros chuva previstos. Na quarta-feira (27), os termômetros devem marcar entre 25ºC e 40ºC, com umidade ainda na casa de 13%. São esperados seis mm de chuva.
Na quinta-feira (28), a temperatura mínima será de 23ºC e a máxima, de 36ºC. A umidade sobe a 25% com oito mm de chuva. Na sexta-feira (29), os termômetros também devem marcar entre 22ºC e 36 graus. A umidade relativa do ar segue em 25%, com dez mm de água.
O cenário muda para sábado, 30 de setembro, com temperatura mínima de 18ºC e máxima de 35ºC. A umidade sobe a 31%, mas ainda bem abaixo do ideal. No domingo (1º), os termômetros devem marcar entre 19 graus e 37Cº. Há previsão de chuva de três mm e a umidade fica em 26%.
Na outra segunda-feira (2), a temperatura mínima deve ficar em 20 graus, com máxima de 37ºC. A umidade fica em 19%, sem previsão de chuva. Na terça-feira (3) a temperatura oscila entre 22ºC e 36ºC, e a umidade relativa do ar ficam em 22%, com três milímetros de chuva.
Segundo o Climatempo. de quarta-feira (4) a domingo, 8 de outubro, os termômetros devem marcar mínima entre 19ºC e 23ºC. A temperatura máxima pode chegar a 40ºC. A umidade ainda preocupa. Segundo o Climatempo, deve oscilar entre 20% e 37%, clima bem seco no interior paulista.
Desde sexta-feira (22), as atividades físicas estão suspensas, das onze às 17 horas, nas 139 escolas ligadas à Secretaria da Educação de Ribeirão Preto por causa da onda de calor que atinge todo o país. O anúncio foi feito na quinta-feira (21) pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) .
O Corpo de Bombeiros recebeu alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo e estará com equipe de prontidão para atender possíveis focos de incêndio. O tempo seco, aliado à baixa umidade relativa do ar, combinado com rajadas de ventos, aumenta ainda mais o risco de incêndios em áreas de vegetação urbana e rural.
Bebedouro – A Secretaria de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Saerp), disponibilizou um bebedouro de água potável no calçadão, no Centro da cidade. A medida visa estimular a hidratação da população e ficaria disponível até esta segunda-feira (25). No período de estiagem, a umidade do ar fica muito baixa, principalmente no período da tarde, deixando o tempo mais seco.
Por esse motivo, é importante aumentar o consumo de água durante o dia, principalmente por crianças e idosos, já que a hidratação é fundamental para a saúde. Sempre que possível, também é recomendável utilizar soro fisiológico nas vias aéreas para diminuição do incômodo respiratório.
Em caso de incêndio, emergência ou atendimento a pessoas em situação de risco devido ao calor, os telefones para contato são o 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) e 161 e 0800-7730161 e o WhatsApp (16) 3610-0687 da Secretaria de Assistência Social, que começou a distribuir copos de água gelada, frutas, e picolés para pessoas em situação de rua.
Desde a última sexta-feira, dia 21 de setembro, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), além da conscientização e convite para que façam a adesão aos serviços oferecidos pela Semas, têm distribuído água durante as abordagens.