Tribuna Ribeirão
Cultura

California Volks Brothers – A ‘festa do Fusca’ em Ribeirão Preto

FL PITON/ARQUIVO

As memórias com carros antigos, como o Fusca, fazem parte da vida de muitas pessoas. O famoso automóvel da Volkswagen é paixão entre crianças, adultos e idosos e será um dos destaques da 11ª edição do California Volks Brothers. O evento será em 16 de julho, domingo, das oito às 16 horas, no campus do Cen­tro Universitário Moura Lacerda, na avenida Orestes Lopes de Camargo nº 1.520, no Jardim Independência, Zona Norte de Ribeirão Preto.

Assim como as outras edições, o California Volks Brothers é um evento para toda a família. Para garantir entretenimento e uma boa gastronomia para o público, o even­to contará com uma variedade de food trucks. Na ocasião, também será feito sorteio de diversos brindes para os expositores e visitantes.

O California Volks de Ribeirão Preto é formado por um grupo de amigos apaixonados por fuscas, que surgiu há mais de dez anos. “Nunca perdemos o foco no cunho social do evento que visa a arrecadação de alimentos para doação a instituições carentes de nossa cidade. Convida­mos todos a participar e prestigiar este magnífico evento”, conta Luiz Fernando Moretti Ferrari.

Nesta edição, o evento segue ofer­tando uma oportunidade para os ex­positores que procuram comodidade, o “Fura Fila”. Pelo valor de R$ 150, o ingresso oferece camiseta exclusiva, vaga para estacionar em local privile­giado e acesso direto a um espaço ex­clusivo para estacionar o Volks antigo, sem precisar ficar na fila.

Os kits estão à venda no link http://furafilacvb.com.br. Mais infor­mações podem ser obtidas por meio do (16) 98129-3003 (Leandro), ou na página do Facebook (https://www.facebook.com/californiavolks). Em 2020 e 2022 o encontro arrecadou aproximadamente três toneladas de alimentos não perecíveis em cada ano.

Neste ano o ingresso também é solidário. A entrada para os visitantes acontece mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados para o Mesa Brasil e Fundo Social de Solidariedade. Já os expositores terão que efetuar o pa­gamento de uma taxa de R$ 20 mais dois quilos de alimentos que deverão ser entregues no dia do evento.

A programação inclui a exposição de cerca de 1.000 veículos icônicos, como o Fusca. Alguns dos modelos clássicos que marcaram época tam­bém estarão expostos para apreciação dos visitantes. O encontro anual teve uma pausa em 2021. Além do Fusca, o encontro conta com carros como Kombi, Brasília, Variante e Karmann Ghia, além do novo Fusca e do New Beetle. No Brasil, o automóvel come­çou a ser produzido em 1950 com a chegada das primeiras peças importa­das da Alemanha.

Depois de quase 70 anos ainda chama a atenção de apaixonados de todas as idades. Em 1996, último ano de produção do Fusca no Brasil, a Volkswagen decidiu lançar uma série especial de despedida, deno­minada Série Ouro. Nesse segundo período (1993 a 1996) foram pro­duzidos cerca de 47 mil exemplares. A partir deste ano, o único país do mundo ainda a produzir o modelo passou a ser o México.

Porém, foi no Brasil onde o Fus­ca teve o maior número de variações e séries especiais e exclusivas ao mer­cado brasileiro, com a VW tendo mais autonomia para elaboração de projetos, o que nunca aconteceu na América Central, dando aos brasi­leiros uma grande variedade de aca­bamentos, cores e opcionais à época.

O Brasil foi o segundo país do continente a importar o Fusca e a Kombi em 1950 (os Estados Unidos foram os primeiros, em 1949, e os me­xicanos só conheceriam o modelo em 1955) e foi o primeiro a ter uma linha de montagem já em 1951 e uma fábri­ca provisória da VW em 1953.

Paixão municipal
O Fusca, que começou a ser produzido em 1950 com a chegada das primeiras peças importadas da Alemanha, também é muito amado em Ribeirão Preto. Em 2017, o pre­feito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) sancionou uma lei que colocou o California Volks Brothers entre os eventos oficiais da cidade. A assina­tura ocorreu no capô de um VW. O encontro tem a Vitta Residencial, Casa do Detail e Casa do Fusca como patrocinadores e o apoio da Secreta­ria Municipal de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Ribeirão recebe pela primeira vez a humorista Scarlat Caluête

William Teodoro

Biblioteca Sinhá Junqueira abre vagas para curso gratuito de português para estrangeiros

Redação 2

Iphan lança portal digital de bens culturais imateriais

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com