Artistas e personalidades da televisão foram transformados em desenhos de super-heróis em prol da causa animal. Tatá Werneck, Ellen Jabour, Luísa Sonza, Paolla Oliveira e o casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso estão no calendário 2020 da Ampara Animal, organização sem fins lucrativos que auxilia na proteção de animais rejeitados e abandonados no Brasil.
Batizados de Liga da Proteção, eles aparecem vestidos com capas, máscaras ou usando acessórios que fazem referência aos animais que protegem. As cores das vestimentas também são uma alusão aos bichos. No ano passado, o foco foi nos animais silvestres e personalidades como Sophie Charlotte, Paloma Bernardi e Sérgio Marone tiveram rostos e corpos pintados para a campanha.
Neste ano, a atriz Sheron Menezes, por exemplo, que figura como protetora das iguanas, usa uma roupa em tons de verde que leva spikes na lateral dos braços. Já Tatá Werneck tem ombreiras e protetores de braços e pernas que lembram cascos de tartaruga. Com essa temática, a proposta da Ampara Animal é combater os ‘supervilões’ que destroem o meio ambiente e ameaçam diversas espécies animais. O calendário pode ser adquirido por R$ 25 no site da organização. Acesse o link https://amparanimal.org. br/produto/calendario-ampara-animal-2020/ e faça parte da Liga da Proteção.
Em atividade desde 2010, a Ampara Animal nasceu quando as fundadoras se uniram por amor e respeito aos animais. Juntas sonharam em criar um projeto para mudar a realidade dos bichos rejeitados e abandonados do Brasil. Em 2013, recebeu a certificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), comprovando sua seriedade e transparência administrativa.
Em 2015 se tornou a instituição que mais ajudou animais no país, ao se tornar uma “ONG mãe” que ampara mais de 450 abrigos cadastrados em nível nacional, que são auxiliados em um sistema de rodízio com ração, medicamentos, vacinas, atendimento veterinário, eventos de adoção e projetos de conscientização.
Os parceiros da instituição auxiliam diretamente e mensalmente cerca de dez mil animais. São mais de nove anos de trabalho, realizações e grandes conquistas, e é empreendendo socialmente que a Ampara atua de forma preventiva com seus três principais pilares: adoção, castração e, principalmente, a conscientização, através de projetos educativos voltados para o público infantil e adulto.
Gerenciando o maior programa de adoção do país, o “Adotar é Tudo de Bom” que se encontra em onze estados brasileiros e desenvolvendo grandes campanhas como a “Somos todos Vira-Latas”, a organização é responsável por desmistificar preconceitos e esclarecer prejulgamentos, valorizando a imagem da causa animal e mudando a forma como as pessoas a enxergam.
Em 2016, uma nova frente da entidade foi criada, a Aampara Silvestre, com foco em conservação ao reabilitar animais que possam ser devolvidos à natureza e também oferecer bem-estar aos animais condenados ao cativeiro. Em nove anos somam-se mais de 1,6 milhão de quilos de ração distribuídos, 155 mil animais vacinados, 350 mil animais medicados, 4.600 animais castrados e mais de 12 mil adotados.