Murilo Andrade *
@muriloandradeurologia
O verão é a época do ano em que os casos de cálculos renais, popularmente conhecidos como pedras nos rins, aumentam em até 30%, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Um dos fatores que contribuem para a alta nos casos é a falta de uma hidratação adequada nos dias mais quentes do ano.
Os cálculos renais são formados pelos cristais presentes na urina. Quando esses cristais se aglomeram, formam uma pedra que pode obstruir o fluxo urinário, causando dor intensa na região lombar. A dor causada por pedras nos rins é conhecida como cólica renal e é considerada uma das mais intensas do corpo humano. Ela pode durar de algumas horas a até dias e é acompanhada de outros sintomas, como náusea, vômito, febre e alterações na urina.
Em casos de cálculos pequenos, é possível aguardar por sua eliminação espontânea. No entanto, se as pedras forem maiores, em crescimento, quando o quadro está associado a infecção ou dor que não passa mesmo com remédios, há a necessidade de procedimento cirúrgico para a sua retirada.
A melhor forma de prevenir os cálculos renais é manter uma boa hidratação. A recomendação é beber de 2 a 3 litros de água por dia, bem distribuídos ao longo do dia. Outras medidas que ajudam na prevenção dos cálculos renais são:
- Aumentar o consumo de cálcio na alimentação, ingerindo folhas verde-escuras, soja, laticínios pouco gordurosos;
- Reduzir o consumo de sódio, evitando alimentos ricos em sal e industrializados;
- Limitar o consumo de proteína animal, como carne vermelha, ovos e frutos do mar;
- Evitar alimentos como beterraba, chocolate, espinafre, chás e nozes, ricos em oxalato e fosfato, que podem contribuir com o surgimento das pedras nos rins.
As frutas são importantes aliadas quando o assunto é a prevenção da formação de cálculos renais. Laranja, tangerina e melão devem ser consumidos à vontade por quem quer evitar problemas com as pedras nos rins. Importante evitar refrigerantes e sucos artificiais e preferir limonadas e laranjadas preparadas naturalmente, pois o ácido cítrico ajuda a evitar a formação dos cálculos renais.
Além de seguir as orientações de prevenção, é importante consultar um médico urologista para realizar exames e verificar se há fatores que contribuem para o surgimento das pedras nos rins. Em alguns casos, pode ser necessário fazer mudanças no estilo de vida, como perder peso ou reduzir o consumo de álcool. Em outros casos, pode ser necessário o uso de medicamentos para prevenir a formação de novos cálculos.
* Murilo Andrade (CRM-SP 116423, RQE 33267), urologista e cirurgião robótico, graduado, especializado e com mestrado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).