Tribuna Ribeirão
Política

Calçadão sem skate, patins e camelôs

Um ano após o encerramento oficial da reforma, o calçadão de Ri­beirão Preto finalmente está pres­tes a ter regulamentação de uso. Na tarde desta quarta-feira, 30 de maio, a vereadora Gláucia Berenice (PSDB), presidente da Comissão Es­pecial de Estudos (CEE) da Câmara, foi recebida no Palácio Rio Branco pelo prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), a quem entregou a minuta do anteprojeto de lei elaborado ao longo de 13 audiências públicas.

O processo de definição do re­gulamento de uso do calçadão co­meçou em 2016, quando a Câmara instalou uma CEE, presidida pelo então vereador Genivaldo Gomes (PSD), afastado em setembro da­quele ano por causa da deflagração da Operação Sevandija. A comissão interrompeu os trabalhos.

No inicio do ano passado, por iniciativa de Gláucia Berenice, a CEE foi desarquivada – ao final de cada legislatura elas são automatica­mente engavetadas – e ela própria assumiu a presidência. Teve início então um exaustivo processo de consulta a todos os segmentos en­volvidos – moradores, comercian­tes e frequentadores.

“Teve reunião em que o clima esquentou. Afinal, tínhamos ambu­lantes, skatistas, patinadores, mora­dores, cada um com suas demandas”, recorda a tucana. Depois de tanta discussão, acabou aprovada uma mi­nuta de anteprojeto abordando temas como limpeza, manutenção, uso, de­veres (de moradores, comerciantes e frequentadores), poluição sonora, uso do espaço de lazer, mobiliário urbano e comércio ambulante.

No caso do mobiliário urbano, o anteprojeto prevê a observância de projeto anterior, já aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão vincula­do à Secretaria de Estado da Cultura. No caso do uso como espaço de lazer, são vetados tráfego de bicicletas e o uso de skates, patins e similares, per­mitindo apenas bicicletas infantis por questões de segurança.

Já em relação ao comércio am­bulante, o anteprojeto mantém a proibição já existente em lei municipal – não tem como um regulamento do calçadão se sobrepor à legislação que proíbe expressamente a presença de camelôs em um raio de 300 metros ao redor da praça XV de Novembro, círculo que abrange toda a área do chamado Centro Histórico.

Além de Gláucia, os demais membros da CEE – Maurício Gaspa­rini (PSDB), Paulinho Pereira (PPS), Nelson das Placas (PDT) e João Ba­tista (PP) –participaram da entrega do anteprojeto ao prefeito, assim como representantes da Associa­ção Comercial e Industrial (acirp), da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar e do Sindicato do Co­mércio Varejista (Sincovarp).

Gláucia Berenice tem a expec­tativa de que o prefeito acolherá o anteprojeto para enviá-lo à Câma­ra em nome do Executivo. “Afinal, trata-se de uma construção coletiva de quase dois anos de trabalho”, co­menta. A revitalização do calçadão de Ribeirão Preto teve início em abril de 2012, com obras em galerias de águas pluviais.

Até maio de 2016, foram oito termos de rerratificação de contra­to com a Tecla Construções e a obra teve a entrega oficial adiada por sete vezes. O custo do projeto, que inicialmente era de R$ 8,2 milhões, chegou a R$ 9,2 milhões. As obras só foram oficialmente concluídas em julho do ano passado.

Prefeitura – Em nota, a prefeitu­ra informou que em breve dará uma resposta sobre o acolhimento ou não do anteprojeto da CEE do Calçadão. “Após a reunião com a vereadora, o prefeito Duarte Nogueira determinou que o projeto seja compartilhado com todas as áreas da administração que tem relação com o assunto.

Assim, devem analisar a propos­ta a Defesa Civil, Fiscalização Geral, Guarda Civil Municipal, secretarias de Obras Públicas, Infraestrutura, Meio Ambiente, Cultura, Esportes, Saúde e Administração e Departamento de Projetos. Após a análise, que deve ocorrer de forma rápida, o governo definirá qual medida será tomada”.

Postagens relacionadas

Temer decidiu, a princípio, não recorrer, diz Marun

Redação 1

Prime Infraestrutura é considerada inidônea

Redação 1

Reforma tributária – Ministro entrega proposta ao Congresso

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com