Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Café: safra pode chegar a cinco milhões de sacas

Plantação de Café

A produção cafeeira no estado de São Paulo deve chegar a cinco milhões de sacas do arábica, de acordo com o 3º Levantamento da Safra de Café 2023, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta semana. O número representa um crescimento de 14,7% em comparação ao obtido em 2022.  
 
Mesmo em ano de bienalidade negativa, o bom resultado deve-se à recuperação da produtividade, que nas últimas safras foi bastante afetada pelas condições climáticas desfavoráveis. Segundo o boletim, a colheita de café está em fase final no estado, com conclusão prevista ainda para este mês de setembro.  
 
O documento destaca ainda que a safra paulista vem apresentando boas perspectivas para a produtividade mesmo com algumas oscilações climáticas em parte do ciclo, uma vez que as condições gerais têm sido melhores do que na temporada passada, especialmente no aspecto pluviométrico e nas temperaturas médias, sinalizando recuperação da cultura depois de uma série de intempéries nos últimos dois anos. 
 
O levantamento aponta também que as lavouras de café que sofreram com as intempéries climáticas significativas que ocorreram na safra 2021, e que prejudicaram inclusive a safra 2022, podem ter recuperado seu potencial produtivo a partir desse ciclo, depois da normalização do padrão climático por um período mais consistente. 
 
Quanto à área em produção, há redução em comparação a 2022, principalmente pela erradicação de lavouras mais velhas e por aquelas afetadas pelas intempéries climáticas dos dois últimos ciclos, que passaram por manejos de recuperação.  
 
Assim, mesmo com uma recuperação no potencial produtivo, ainda se espera um ciclo como de bienalidade negativa, mantendo o planejamento de ampliar a renovação de lavouras (aumento na área em formação) e reduzir a área em produção, justamente para potencializar a próxima temporada. 
 
Nacional Com mais de 95% do café já colhido no final de agosto, a safra nacional do grão deste ano está estimada em 54,36 milhões de sacas. O volume representa um crescimento de 6,8% em relação à colheita registrada em 2022. Além de ser um recorde para um ano de bienalidade negativa, essa é a terceira maior safra já colhida no país, atrás apenas dos anos de 2018 e 2020 ambos de bienalidade positiva.  
 
Área – O documento também mostra que a área total destinada à cafeicultura no país em 2023, para o arábica e conilon, totaliza 2,24 milhões de hectares, sendo com 1,88 milhão de hectares em produção, com crescimento de 1,9% em relação ao ano anterior, e 362,5 mil hectares em formação, com redução de 9,3%. 
 

Postagens relacionadas

Quatro vacinas já divulgaram resultados

Redação 1

Empresas de telemarketing têm prefixo obrigatório a partir de hoje

William Teodoro

Conta de luz para os brasileiros em 2020 pode ter aumento de 2,42%

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com