Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Caem vendas e locações de imóveis em Ribeirão

ALFREDO RISK

A venda e a locação de imóveis na região de Ribeirão Preto, no mês de agosto, ca­íram em comparação com o mês anterior. A queda foi re­gistrada em pesquisa realiza­da pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Es­tado de São Paulo (Crecisp). O levantamento foi realizado com corretores e imobiliárias das cidades de Batatais, Gua­riba, Jaboticabal, Mococa, Monte Alto, Orlândia, Pitan­gueiras, Ribeirão Preto, São Simão e Sertãozinho.

Segundo o Crecisp, as vendas, nestas cidades, ca­íram 23,14%, sendo que a comercialização de casas di­minuiu 66,67 % e a de aparta­mentos 33,33 %. Em imóveis com valor até R$ 300 mil a queda foi de 7,62%. Já a lo­cação teve uma retração de 29%, sendo de 71,43% em casas e de 28.57% em apar­tamentos. O levantamento revelou ainda, que 62% dos imóveis comercializados têm os financiamentos como a principal forma de aquisição.

A queda na comerciali­zação e locação – na região – interrompeu um período de crescimento de três meses verificado em todo o estado, segundo pesquisas anteriores realizadas pelo Crecisp. Le­vantamento realizado em ju­lho mostrou que as vendas de imóveis usados haviam cres­cido 7,12% em julho sobre Junho, acumulando no ano saldo positivo de 31,36%. A locação de imóveis residen­ciais também havia aumen­tado em julho, uma ligeira alta de 0,41% em relação ao mês anterior, com saldo de 22,18% nos sete meses decor­ridos desde janeiro.

Para Vicente Golfeto, co­ordenador do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e In­dustrial de Ribeirão Preto (ACIRP) é importante ob­servar que setores como o da construção civil ainda estão se acomodando, já que os re­flexos e incertezas da pande­mia ainda perduram.

“Os dados da pesquisa, apontando arrefecimento do mercado de um mês e ou­tro, podem indicar apenas uma mudança de momento ou uma tendência. Por isso é fundamental acompanhar sua evolução ao longo dos próximos meses. Por outro lado, a pesquisa aponta o quanto os financiamentos são fundamentais para aquisição de imóveis, indicando o im­pacto negativo que a alta de juros pode ter sobre este mer­cado”, analisa.

A queda na comercialização e locação – na região – interrompeu um período de crescimento de três meses verificado em todo o estado

Para ele, com a retomada das atividades econômicas no país e o avanço no pro­cesso de vacinação, espera-se que, em média, a maioria dos mercados, como o imobiliá­rio, seja afetado positivamen­te, uma vez que a pandemia representou um grande freio na economia mundial.

Ele explica que, segundo o índice FipeZap que acompa­nha o preço médio de imóveis residenciais em 50 cidades brasileiras, o comportamen­to do preço médio de venda de imóveis residenciais apre­sentou elevação de 0,43% em setembro, após alta de 0,50% em agosto. Fatores como o au­mento do nível geral de preços e da taxa básica de juros tem influenciado na decisão dos indivíduos em comprar ou alugar um imóvel.

“Além disso, outro fator que tem deixado o mercado imobiliário agitado nos últi­mos tempos, a nova proposta sobre Imposto de Renda que atualmente está em fase de tramitação. O projeto de lei prevê algumas medidas que devem elevar os custos tri­butários. Um dos pontos do projeto que mais afetam o se­tor é a tributação de 15% so­bre a distribuição de aluguéis de fundos de investimentos, hoje isentos. Esse tipo de ati­vo tem a função econômica de financiar empreendimen­tos no mercado imobiliário, ou seja, com o fim da isenção tributária, há um desincen­tivo para esse tipo de ativo”, analisa Golfeto.

Golfeto argumenta tam­bém que o setor imobiliário e outros setores da econo­mia poderão se beneficiar de uma possível recuperação da produção, demanda e do em­prego. Para 2022, espera-se uma desaceleração da taxa de crescimento dos preços e a recuperação da renda das fa­mílias. Entretanto, a retoma­da das atividades não provo­cará mudança repentina nos custos imobiliários.

Postagens relacionadas

TJ determina prisão preventiva de acusado do crime do estacionamento

Luque

Acirp premia destaques do Comércio Exterior nesta quinta (29)

William Teodoro

Lula demite Silvio Almeida após denúncias de assédio sexual

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com