O cineasta Cadu Barcellos, de 34 anos, que dirigiu o episódio “Deixa voar” no longa-metragem “5xFavela – Agora por nós mesmos” (2010), foi morto na madrugada desta quarta-feira, 11 de novembro, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ele foi esfaqueado na avenida Presidente Vargas, na altura da rua Uruguaiana.
As circunstâncias da morte ainda estão sendo investigadas pela Delegacia de Homicídios da capital fluminense, mas a suspeita é de latrocínio (roubo seguido de morte). Barcellos também era produtor cultural e trabalhou como assistente de produção no programa humorístico “Greg News”, com o comediante Gregório Duvivier, na HBO.
Nas redes sociais, a instituição Redes da Maré disse que “amanhece em luto pelo assassinato brutal do jovem e nosso querido amigo Cadu Barcellos. Nosso amor à família, que faz parte da nossa história, aos amigos e parceiros desse jovem que tanto produziu pelo nosso território”. Ele deixa esposa e um filho, Bernardo, de 2 anos.
O longa “5xFavela – Agora por nós mesmos” foi produzido por Carlos Diegues e Renata Almeida Magalhães e escolhido para a Seleção Oficial do Festival de Cannes de 2010. O filme recebeu prêmios como o de melhor filme ficção, pelo júri oficial e popular, melhor atriz e ator coadjuvante, melhor roteiro, melhor trilha sonora e melhor montagem no Festival de Paulínia de (2010).
Também foi laureado pelo júri popular no festival de Biarritz (França, 2010) e rodar por festivais internacionais. Barcellos ainda foi diretor e roteirista da série “Mais x favela” (2011), do canal a cabo Multishow, e um dos diretores e roteiristas do documentário “5x Pacificação” (2012). Também trabalhou na produção de vídeos para o Porta dos Fundos.