O empenho de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, em prol da regularização dos prestadores de serviços turísticos que atuam no município levou a um aumento de 411% do número de empresas cadastradas no Cadastur, sistema operado pelo Ministério do Turismo. O resultado foi possível a partir de uma parceria da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio) e uma equipe de estagiários do curso superior de Turismo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que incentivou o cadastramento de meios de hospedagem da cidade.
“O Rio de Janeiro está dando um ótimo exemplo ao buscar parcerias que permitam um trabalho efetivo junto a empresas e pessoas físicas que atuam no mercado de viagens. O Cadastur é obrigatório e todos precisam estar cientes deste fato e buscar a regularização com a maior urgência”, afirma a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Teté Bezerra,
Para Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Teresópolis está sendo um exemplo de gestão para o crescimento do turismo. “A atividade no município vem crescendo rapidamente. E, por conta de todo esse esforço, Teresópolis já foi contemplada com prêmios importantes relacionados ao turismo este ano, ficando entre os 23 destinos mais bonitos do país ”, comenta. A cidade serrana, a partir desta ação coordenada, passou de 9 para 38 meios de hospedagem com cadastro regularizado.
O aumento do cadastramento em Teresópolis ocorre em um momento em que o Ministério do Turismo vem reforçando a fiscalização e a sensibilização dos prestadores de serviços sobre a importância do Cadastur. Na semana passada, a equipe de fiscais do MTur, com apoio da TurisRio, fiscalizou agências e guias de turismo nos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Ação semelhante foi realizada no Distrito Federal e será ampliada para todas as capitais.
*Com informações da TurisRio