Tribuna Ribeirão
Geral

Buracos que se multiplicam

JF PIMENTA

A Prefeitura de Ribeirão Pre­to garante que já recapeou 338 quilômetros de ruas e avenidas e investiu R$ 69.175.915,20, desde o começo de 2017, con­siderando vias recapeadas, em execução ou em licitação. No mesmo período a Operação Tapa-Buracos realizada pela Secretaria da Infraestrutura, teria contabilizado o fecha­mento de 74.300 metros qua­drados de buracos.

A Administração afirma ainda, que desde fevereiro deste ano, para evitar o res­surgimento dos mesmos, passou a realizar o serviço na modalidade conhecida como tapa-buraco com recorte. Ao invés de colocar a massa as­fáltica sobre a depressão e ti­rar o excesso com uma pá, é feito o recorte do buraco e o recapeamento do local.

Realizado por empresa ter­ceirizada, o município diz que já foram investidos até o mo­mento nessa modalidade, R$ 3.243.499,97. Em um total de 30,7 mil metros quadrados.

A mais recente ação da Prefeitura Municipal foi a abertura de licitação para re­capear mais de 16 quilômetros de ruas e avenidas das zonas Leste e Norte. O processo lici­tatório ainda não foi concluído e irá contemplar 46 trechos dos bairros Cidade Univer­sitária, Ipiranga, Lagoinha, Jardim Lacerda, Jardim Zara, Jardim Novo Mundo e Parque dos Lagos, numa área total de 135.210 metros quadrados. O investimento estimado é de R$ 5.749.220,13.

Reaparecem
Apesar dos números ofi­ciais, os buracos teimam em reaparecer com freqüência nas ruas e avenidas de Ri­beirão Preto. Vale lembrar que a estimativa de durabili­dade de um asfalto novo ou dos buracos fechados com recorte é entre dez e quinze anos. Mas essa durabilidade parece não estar acontecen­do em vários locais.

Para comprovar os pro­blemas que têm atingido pe­destres e motoristas oTribuna foi às ruas e fotografou vias importantes com buracos.

Rua Barão do Amazonas: dificuldade para os pedestresRua Barão do Amazonas, buraco no meio da ruaNa rua Florêncio de Abreu, entre Saldanha Marinho e José Bonifácio, depressões no asfalto e paralelepípedosAvenida Saudade – buraco na principal avenida dos Campos ElíseosAsfalto deteriorado na rua Visconde de Inhaúma, área central da cidadeBuraco teima em reaparecer na rua Santos Dumont, na Vila TibérioAsfalto começa a soltar na rua Cerqueira Cesar, Centro de Ribeirão PretoNo cruzamento das avenidas Antônio Diederichsen e Portugal: caixa de inspeção fora do nívelBuracos e depressões na avenida Costa e Silva, principal entrada da cidade na região Norte

Ironicamente, comerciante agradece prefeito pelos buracosEm tom de ironia, os comerciantes Leandro e Leonardo, proprietários de uma loja de pneus, alinhamento e borracharia, na rua Felipe Camarão, na Vila Virgínia, resolveram agradecer a Prefeitura pela manutenção dos buracos nas vias públicas da cidade.

Eles confeccionaram um banner e colocaram dentro do comércio com a seguinte mensagem: “Lele Pneus agradece e apoia o prefeito (a) de Ribeirão Preto por não dar manutenção de nossas ruas. Assim garantindo nossos empregos”.

O banner foi instalado há seis anos, ainda no governo da ex-prefeita Dárcy Vera (sem partido). Mas segundo Leandro, não foi retirado porque os buracos continuam no dia-a-dia dos motoristas da cidade. “E nós precisamos deles para sobrevi­ver”, brinca. A borracharia realiza em média o conserto de vinte pneus danificados ou furados por dia.

Projeto quer responsabilizar Prefeitura pelos buracos
Proposta estabelece que no caso dos acidentes causados por problemas na malha viária da cidade a indenização seja automática e sem a necessidade do munícipe ter que recorrer à Justiça

Projeto de Lei em análise na Câmara de Vereadores prevê a responsabilidade da Prefei­tura pelos danos causados em veículos por buracos, crateras e pedregulhos soltos em função do desgaste do asfalto provocado pela ação da natureza ou do homem. O autor da proposta é o vereador Isaac Antunes (PL).

Na prática, a medida quer agilizar as indenizações quando o veículo sofrer alguma avaria e evitar as ações judiciais que, regra geral, em função dos recursos judiciais, demoram muito tempo para uma decisão final.

A justificativa do vereador, é que além da demora, as ações geram um custo grande para o município, como o dos honorários que acabam sendo pagos pela Prefeitura.

Isaac Antunes anexou ao projeto três condenações contra a Prefeitura emitidas pelo Tri­bunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP) por acidentes provocados em função de buracos na malha viária. A proposta determina ainda, que só terá direito a indeniza­ção, veículos matriculados no órgão de trânsito com jurisdição em Ribeirão Preto.

CPI
Atualmente o Legislativo também possui uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o serviço de tapa-buracos na cidade. Apesar de não ter sido concluída, a comissão entregou ao Ministério Público (MP), no começo do ano, documentos resul­tados das diversas reuniões e oitivas que colocariam em xeque a qualidade do trabalho realizado pela Prefeitura.

Na época, os vereadores verificaram a não existência de cronograma, que o serviço não era efetuado dentro das normas técnicas (com recorte, limpeza e remendo) desperdício de materiais e em alguns casos a compactação não era feita.

A próxima etapa da Comissão será ouvir os diretores da empresa terceirizada que reali­za a operação Tapa Buracos em Ribeirão Preto.

Dados da Administração Municipal do final do ano passado revelaram que, na época, dos 1.500 quilômetros de ruas e avenidas pavimentadas em Ribeirão Preto, 225, ou seja, 15% apresentam problemas como, deteriorização ou buracos na malha viária. Dia­riamente, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura eram, na ocasião, fechados 800 buracos nas ruas e avenidas.

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