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Buracos estão na pauta da Câmara

A Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto instalou nesta quinta-feira, 20 de dezembro, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Operação Tapa-Buracos na ci­dade. Segundo Alessandro Mar­ca (MDB), autor da proposta, o aumento do número de buracos na malha viária da cidade insti­gou o Legislativo.

Muitos buracos reapare­cem dias depois de tapados pela Secretaria Municipal da Infraestrutura, diz o presidente. Também estão na comissão Or­lando Pesoti (PDT), Jean Corau­ci (PDT), Paulo Modas (Pros) e Adauto Honorato, o “Marmita” (PR). A qualidade do produto e a metodologia aplicada na ope­ração estão na pauta da CPI.

De acordo Maraca, “é notório o desperdício de dinheiro público com o serviço de reparo no pavi­mento asfáltico das ruas de nossa cidade. Por isso, a comissão quer saber como é feito este tipo de serviço e porque a prefeitura não cumpre normas técnicas que in­cluem, por exemplo, o recorte do buraco para somente depois ser colocada a massa asfáltica”, diz.

Ele é autor de um projeto de lei aprovado este ano que obriga o município a adotar esta norma. Porém, apesar de acatado pelos vereadores, foi vetado pelo prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), depois teve o veto derrubado pela Câmara e atualmente está sendo questionado, no Tribunal de Justi­ça de São Paulo (TJSP), por meio de uma ação direta de inconstitu­cionalidade (Adin).

A prefeitura argumenta que a proposta do emedebista é in­constitucional. Entre as medidas a serem adotas pela CPI estão o re­colhimento de documentos sobre o assunto, testemunhos de pessoas ligadas à execução destes serviços e a realização de perícia nos repa­ros já executados.

A Comissão Parlamentar de Inquérito pretende, ainda, ouvir depoimentos de autoridades mu­nicipais (agentes políticos), servi­dores públicos, empresários e téc­nicos e requisitar documentos e informações, além de expedir ofí­cios, convocar autoridades, inspe­cionar reparos “in loco” e verificar documentos da administração.

O “tamanho” dos buracos – Dos 13, 5 milhões de metros qua­drados de ruas e avenidas pavi­mentadas em Ribeirão Preto, dois milhões de metros quadrados, ou seja, 15% apresentam problemas como deteriorização ou buracos.

Constatar o aumento do nú­mero de buracos é algo bem sim­ples e visível, seja em ruas no Cen­tro, áreas nobres ou em bairros que registram o maior número de pedidos de solicitações do serviço de “tapa-buracos” da prefeitura, como os Campos Elíseos, Ipiranga e Parque Ribeirão.

Diariamente, segundo a Se­cretaria Municipal de Infraestru­tura, são fechados 800 buracos nas ruas e avenidas de Ribeirão Preto. Quatro equipes realizam este ser­viço e utilizam, em média, 34 to­neladas/dia de CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente. O Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) também recebe uma média de 30 reclamações de buracos por dia pelo serviço tele­fônico 156.

Para tentar resolver esta de­manda, a administração mu­nicipal afirmou que está inten­sificando as ações do serviço “tapa-buracos” e ampliando o recapeamento em várias regiões da cidade. De acordo com dados do governo, de 2017 até setem­bro deste ano foram recapeados 200,58 quilômetros de vias públi­cas, com investimento superior a R$ 38,97 milhões.

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