O Museu Casa de Portinari – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela Acam Portinari – receberá o espetáculo “Viola Enluarada”, produzido pela Cia. Minaz, de Ribeirão Preto. A apresentação será nesta sexta-feira, 22 de setembro, na esplanada do equipamento cultural, às 20 horas, em Brodowski. A entrada é franca. O grupo é formado por um octeto vocal, um quinteto de cordas, flauta, violão, acordeão e percussão. O concerto, criado em 2014, já se apresentou em diversas cidades do interior paulista.
A companhia de música e teatro apresentará ao público versões eruditas de músicas brasileiras consagradas e algumas canções muito conhecidas do universo caipira, entre elas “Tristeza do Jeca”, “Índia”, “Chalana”, “Inhambu-xitã”, “Sola da bota” e “Cuitelinho”, além de algumas peças de Heitor Villa-Lobos, como “Trenzinho Caipira”, além de poesias sertanejas interpretadas com uma roupagem especial.
Criado há três anos, o concerto tem o intuito de divulgar importantes clássicos do repertório nacional com adaptações para a música erudita, com instrumentos tradicionais de orquestra e vozes tecnicamente talhadas para a música de câmara e a ópera. O show já foi exibido em pequenas cidades do interior paulista, emocionando pessoas de diversas faixas etárias.
O objetivo é divulgar as canções brasileiras, introduzindo a música erudita através delas para o público que não tem acesso constante aos instrumentos tradicionais de orquestra ou às vozes tecnicamente talhadas para a música de câmara e a ópera.
Durante a temporada de 2017, por meio de projeto de Programa de Ação Cultural (ProAC), o show será realizado em mais nove municípios: São Simão, Jaboticabal, Luiz Antônio, Serrana, Sertãozinho, Cravinhos, Jardinópolis, Guaíra e Ipuã. A esplanada do museu fica na praça Candido Portinari nº 298, no Centro de Brodowski. Mais informações pelo telefone (16) 3664-4284.