Time de Tite
Nesta segunda-feira (02) l Brasil se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo, derrotando o México por dois a zero. A atuação da seleção não deixou margem à dúvida, o time é a cara do Tite. Quem não assistiu ao jogo, mas o viu as conquistas do Corinthians quando Tite era seu técnico, sabe como foi o Brasil contra o México. A mesma tática, o mesmo espírito solidário e a mesma aplicação do time corintiano, mas com jogadores mais qualificados, razão do sucesso brasileiro na Rússia.
Neymar…
O técnico Telê Santana, além de outras qualidades, notabilizou-se por conseguir enquadrar jogadores com determinados erros de conduta em suas normas de trabalho e extrair deles o melhor futebol que aqueles profissionais poderiam produzir. Tite também demonstrou sua capacidade neste quesito, montou a seleção de forma que ela não dependesse de Neymar e conseguiu que o atacante eliminasse o estrelismo excessivo que o atrapalhou até o segundo jogo da Copa. Com isso, Neymar passou a jogar melhor, e para a equipe, diminuiu o “cai-cai” e a encenação.
O melhor…
Com um gol e uma assistência, Neymar foi escolhido pela FIFA o melhor do jogo contra o México, mas vários brasileiros poderiam receber tal honraria. Thiago Silva, William e Miranda são alguns deles, só para citar alguns. Eu considerei William o melhor. Philippe Coutinho não repetiu suas atuações extraordinárias, embora tenha jogado bem. Esta é outra característica importante numa equipe bem estruturada, quando uma estrela falha, outras brilham. Assim, o Brasil chega às quartas de final como favorito, mais do que quando a FIFA apontou nosso favoritismo.