O Brasil de Lula
“CADA COPA É UMA COPA – Hoje, depois de ver a invencível Alemanha ser desclassificada pela Coreia do Sul, fiquei pensando o que os nossos comentaristas de 2014 iriam dizer da Alemanha, que parecia, na visão deles, o País do Futebol. A Alemanha investiu em escolas e centros de treinamentos. Parecia que lá as crianças começavam a aprender a jogar futebol na barriga da mãe, de tão avançado e profissionalizado estava o futebol alemão. Mas as coisas mais importantes no futebol continuam as mesmas: cada jogo é um jogo e cada Copa é uma Copa”.
O jogo…
“Mesmo com dificuldade, foi o melhor jogo do Brasil, principalmente no segundo tempo. Agora, é tentar crescer a cada jogo e colocar o coração no bico da chuteira, porque mata-mata não é brincadeira e ninguém vai dar mole para o Brasil. O que não podemos e achar que jogamos bem, ganhamos e está tudo certo. Não, não está. Podemos jogar mais e temos potencial para isso. Ao mesmo tempo que precisamos que cuidar da defesa para não sofrer gols, temos de lembrar da teoria dos tempos fabulosos do Santos de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, quando todo brasileiro dizia: a melhor defesa é o ataque”.
A solidão…
“O México é um time encardido e parece que contra os brasileiros eles crescem. É preciso atenção com o time deles e seguir as ordens de Tite. Muita intensidade e muitos gols é a formula para ganhar o jogo. Trajano, estou sentado na minha cela sozinho, eu não tenho TV a Cabo, portanto, você sabe como estou assistindo. Sem um amigo para discutir o jogo é muito sofrido”.
O título e os intertítulos foram colocados por este colunista, o texto é, na íntegra, o comentário escrito por Lula, ex-presidente que está preso em Curitiba, enviado ao jornalista José Trajano e apresentado na TVT, que transmite apenas para cidade de São Paulo.