Saber sofrer
A zebra andou pela Rússia ameaçando as seleções campeãs do mundo na primeira fase da Copa. Espanha e Argentina passaram raspando, até Portugal que não é campeão, mas é uma grande força por conta de Cristiano Ronaldo, foi salvo pelo imponderável. Mas a Alemanha não conseguiu escapar. Eliminada pela derrota (2 a 0) diante da Coreia do Sul, a Alemanha era a última chance para a zebra antes de o Brasil entrar em campo. Se não tivesse consumado o ato eliminando os germânicos, fatalmente a vítima seria o Brasil. Ufa!
Pé de Deus…
A Argentina se vangloriou da “Mão de Deus”, o gol que Maradona marcou com a mão na Copa do Mundo de 86, que garantiu classificação para as quartas de final. Agora existe o “Pé de Deus”, gol de Rojo contra a Nigéria, que classificou a Argentina para as oitavas de final da Copa da Rússia. O herói argentino, ao sair de campo, disse que a Copa começa agora para a Argentina. Uma verdade que serve para todos que se classificaram mesmo jogando mal. Os classificados nesta quarta-feira (27) se enfrentam nas oitavas: Brasil x México e Suíça x Suécia.
Jogos difíceis…
Não há jogo fácil em Copa do Mundo, o apuro que as grandes potências passaram na Rússia é a prova disso. Até a grande Seleção Brasileira de 70 sofreu para ganhar de 3 a 2 da Romênia, mas naquela época o sofrimento era amenizado com grandes jogadas e ótimos espetáculos. Ontem, o Brasil ganhou (2 a 0) da Sérvia e se classificou, mas o torcedor sofreu muito e o candidato à craque, Neymar, continua decepcionando. Tite pede ao time que saiba sofrer, uma maneira de administrar as dificuldades em campo. A torcida já aprendeu e vai sofrer com este time como sofreu com a seleção de 94. Com eficiência, quem sabe até com o título, mas sem brilho.