ÚLTIMA CHANCE
O Botafogo de Ribeirão Preto teve cinco oportunidades para confirmar a boa campanha que vinha realizando até a 12ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Liderou o Grupo B até aquela data com 21 pontos ganhos perdeu (1 a 0) para o Joinville na 13ª rodada. A derrota seria normal, se imprensa e torcida não pressionassem pelo fato de o time não ter vencido até então nenhum jogo fora de casa. Na 14ª rodada foi derrotado (0 a 2) em casa pelo São Bento, resultado que desencadeou contra o técnico Rodrigo Fonseca uma campanha (pressão) que estava sendo feita veladamente nos bastidores, mas sobre isso falaremos nas próximas colunas.
O técnico…
Com as duas chances de confirmar a campanha positiva diante de dois adversários fortes, o Botafogo foi ao Rio de Janeiro na esperança de se recuperar diante do vice lanterna, mas perdeu (3 a 2) para o Macaé. O jogo que parecia fácil se tornou dramático em razão de um pronunciamento estranho e inoportuno do presidente em reunião com o elenco e conforme previsto e anunciado Rodrigo Fonseca caiu. A quarta chance já era desespero, anunciou-se a estréia de Vica, mas não adiantou, o time empatou (1 a 1) em casa com o Tupi e perdeu também a quinta oportunidade ao ser derrotada (2 a 1) pelo Tombense. É constrangedor para o colunista afirmar que o Botafogo ainda tem a última chance, mas é nosso dever respeitar a chance matemática e o acaso. Só que o milagre esperado é maior que o Estádio Santa Cruz.
Aniversário…
Henrique Salles pode ser reverenciado por vários motivos. No esporte, os botafoguenses o conhecem bem, integrou o famoso ataque dos anos 60: Zuino, Alex, Antoninho, Henrique e Géo. As gerações mais recentes sabem de seu valor como gerente de futebol pela campanha vencedora de 98 e outros projetos realizados. Na odontologia, destacou-se por serviços prestados na área privada com seu consultório e participando de projetos sociais de órgãos públicos no atendimento à população. Escrevi este texto em setembro de 2011 quando ele completava 78 anos. Hoje Henrique comemora seu 81º aniversário, com o mesmo talento, a disposição de um jovem e merecedor de homenagens ainda maiores. Parabéns!