Tribuna Ribeirão
Esportes

Briza abre o jogo!

VERDADE E LENDA
Na coluna de quarta-feira, 07, falei de um fato ocorrido há mais de 50 anos em razão de lance similar ter acontecido na rodada do final de semana do Campeonato Paulista. O atacante Silvinho da Ponte Preta desastradamente chutou o pau da bandeirinha ao cobrar um escanteio no jogo contra o Ituano. Ele repetiu feito de Tonho, ponta-direita do Comer­cial de Ribeirão Preto no final da década de 60 ou começo dos anos 70. Batalhão, lateral direito que jogou com Tonho no Comercial e na Ferroviária, tem dúvida sobre a veracida­de, mas Luizão, zagueiro comercialino na época, diz que isso aconteceu no jogo São Paulo x Comercial, no Morumbi.

Mistério…
Luizão não participou do jogo, estava disputando uma com­petição pela seleção do Exército, mas confirma, por ouvir relatos confiáveis. O jogo, no entanto, está envolto em mis­tério. Em 1969 o Comercial não participou do Campeonato Paulista, estava rebaixado e ficou fora até recuperar a vaga na Justiça. Voltou em 1970, mas naquele ano e nos dois se­guintes não enfrentou os times grandes porque havia uma fase classificatória, o chamado ”Paulistinha”, e o Comercial não se classificou para o Paulistão. Pelas fichas da Federa­ção Paulista Tonho não participou dos jogos entre São Pau­lo e Comercial nos campeonatos de 1967 e 1968.

História…
Tonho chegou ao Comercial no final dos anos 60, não há precisão da data. Veio do Bangu junto com Plauskas e San­ta Cruz, ficou dois ou três anos em Palma Travassos. Era bom de bola e simpático, tinha o apelido de ”Capacete” e era fã da atriz Sandra Barsoti. Ele não prolongava o assunto so­bre o chute na bandeira de escanteio, mas nunca desmen­tiu. Sem prova material, o chute de Tonho na bandeira de escanteio pode virar lenda, mas o de Silvinho não. Este está documentado em vídeo e pode ser visto na Internet. Vou continuar pesquisando o jogo misterioso e até recorrer ao competente jornalista e ótimo historiador Márcio Javaroni, que mapeou a história do futebol de Ribeirão Preto e inclu­sive foi presenteado com o rico acervo de Ricardo Tardeli, o mais completo e mais antigo plantão esportivo em ativida­de no rádio brasileiro.

Postagens relacionadas

Botafogo e Comercial conhecem adversários na Copa SP  

Redação 2

PERES DESCARTA REPATRIAR GANSO

Redação 1

Feliz no Comercial, Brayan diz que quer ficar e afirma: ‘Meu melhor momento como profissional’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com