A PRIMEIRA VITÓRIA
O Botafogo de Ribeirão Preto joga hoje, 24, contra o Novorizontino pelo Campeonato Paulista. Redatores e editores devem ter passado o dia inteiro e metade da noite de ontem em sucessivas reuniões, esquentando os neurônios, para desenvolverem com grande criatividade a chamada de capa e das páginas internas: “Botafogo em busca da primeira vitória”. O nosso pobre futebol empobreceu também as redações. Um puxou o outro para baixo, futebol e imprensa de Ribeirão Preto, sustentando a mesma discussão do ovo e a galinha, ninguém sabe quem nasceu (ou puxou) primeiro.
O adversário…
Nas duas primeiras rodadas, o novorizontino ganhou (3 a 1) em casa do Mirassol e empatou (0 a 0) fora com o São Paulo. Portanto, é o favorito. O Botafogo perdeu as duas partidas (2 a 0 e 1 a 0) fora e dentro de casa, respectivamente contra Bragantino e Palmeiras. Além disso, o Novorizontino mostrou eficácia e características que demonstram superioridade. Uma referência considerável é que Francis, ex-Botafogo, entrou jogando, mas nos dois jogos foi substituído no inicio do segundo tempo. Ou seja, ainda não garantiu posição de titular e, se continuar jogando mal, não se tornará “ídolo” em Novo Horizonte como é no Botafogo.
O campo…
O jogo será no Estádio Santa Cruz, às 19h30. Há dúvida se o Botafogo conseguirá tirar proveito do mando de campo. Antigamente isso era um fator preponderante, o gramado alto estrategicamente preparado fazia o adversário fraquejar diante do time da casa treinado no campo com estas condições, além de ter uma torcida contrária pressionando. Hoje, o elenco recém chegado do Botafogo ainda não tem este traquejo e a torcida desconfiada de seu time talvez não transmita a força necessária para pressionar os visitantes. A primeira vitória já está atrasada, mas, se acontecer hoje, resolve dois problemas. O do Botafogo e o dos editores, que poderão finalmente mudar as “manchetes”.