O terror dos líderes
O Botafogo enfrentou dois líderes da Série B neste Campeonato Brasileiro 2020. O Novorizontino, líder isolado na 14ª rodada, e o Criciúma, co-líder ao lado do Vila Nova na 18ª rodada. Ganhou dos dois. Botafogo e Juventude são os únicos que enfrentaram dois líderes nesta Série B e venceram os dois. Das 18 rodadas disputadas até agora em cinco os líderes foram derrotados. O Botafogo se especializou em bater os líderes, mas perde ou empata contra os últimos colocados: Ponte Preta, Ituano, Tombense, Avaí.
Chamusca e o papel do técnico…
A vitória (1 a 0) do Botafogo contra o Criciúma foi sua melhor apresentação na Série B. Mérito de Marcelo Chamusca. Além escalar time e organizar tática, é essencial o técnico transmitir segurança aos jogadores e recuperar quem está em baixa. Como Abel Braga fez com Ganso no Fluminense e Vanderlei Luxemburgo faz com Roger Guedes no Corinthians. Confiando no técnico o jogador supera até suas limitações. Os botafoguenses não tinham isso com Adilson Batista e agora têm com Chamusca.
Caminho para evoluir…
O Criciúma superior tecnicamente achou que venceria a qualquer hora, não teve gana como o Botafogo pela vitória. Ganhou quem mais se aplicou. Já o Tombense que empatou (0 a 0) no Santa Cruz, marcou os laterais. Sem bons meias o Botafogo depende dos laterais, do jogo em velocidade, Thassio e Patrick Brey não tiveram naquele jogo a liberdade como contra o Criciúma. Eis a diferença. Chamusca promete melhorar. O Botafogo está a 4 pontos do G4 e a 9 da Zona Rebaixamento, vai do pesadelo ao sonho.